Aécio defende governo FHC, mas não diz se ex-presidente entrará na campanha

Do UOL, em Brasília

O candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG), defendeu nesta quarta-feira (16) em sabatina promovida pelo UOL, pela "Folha de S.Paulo", pelo SBT e pela Jovem Pan, o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Em uma das primeiras perguntas dos jornalistas, sobre economia, Aécio disse que "as últimas reformas foram promovidas pelo presidente Fernando Henrique. A reforma tributária, previdenciária, política foram adiadas pelo [atual] governo".

O tucano chamou ainda o ex-presidente de "estadista". "O que FHC fez foi o que possibilitou ao governo Lula todas as suas realizações. Nada tem me dado mais alegria do que a companhia do ex-presidente, ele é um estadista, ele contribui muito".

No entanto, ao ser questionado se FHC será exibido em sua campanha, Aécio não respondeu. Ele afirmou, no entanto, que "FHC contribui muito, sete horas da manhã ele já está me mandando email, sugerindo leituras... Um escritor espanhol chamado Balthazar afirmou que "se você não poder ter todo o conhecimento, cerque-se de quem o tenha"".

Segundo pesquisa Datafolha de junho, o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o mais rejeitado pelo eleitorado: 57% dos eleitores certamente não votariam em um candidato apoiado por ele, e apenas 12% votariam com certeza nesse candidato. Há ainda 24% que talvez votassem em alguém apoiado pelo ex-presidente, e 8% que não tem opinião a respeito.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos