Campos ataca Dilma, afaga Lula e diz que quer "vencer no Nordeste"

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

Candidato pelo PSB ao Palácio do Planalto, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos apresentou-se em entrevista como "candidato do Nordeste", se concentrou em fazer críticas à presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, enquanto afagou o seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também do PT, de quem foi ministro da Ciência e Tecnologia. Campos fez alguns elogios a Lula e a "conquistas" obtidas, a seu ver, pelo governo federal antes do governo Dilma. Em contrapartida, por mais de uma vez, ele repetiu que "Dilma vai ser a primeira presidente a entregar o país pior do que recebeu".

Em sabatina promovida por UOL, Folha, SBT e Jovem Pan, Campos _que afirmou querer "vencer a eleição no Nordeste para vencer no Brasil"_ reiterou que Lula foi responsável por diversas conquistas sociais e, dizendo não ver incoerência na sua posição, acrescentou que afirmar que "o governo Lula não foi melhor do que o de Dilma seria negar a realidade". Na eleição de 2010, Dilma, que era a candidata de Lula, chegou a aparecer com 65% das intenções de voto na região Nordeste, em meio a um recorde de popularidade de Lula apurado pelo instituto Datafolha. O Nordeste tem cerca de 27% dos eleitores do país.

Campos ponderou que houve falhas durante o período Lula, "por circunstâncias políticas ou por erro mesmo dele", mas que cabia a Dilma, com seu perfil de "gerentona", corrigir esses problemas. Em vez disso, disse, o governo Dilma foi "marcado pelo baixo crescimento econômico e pelos juros altos".

O candidato do PSB repetiu também em momentos diferentes da sabatina que defende "o desenvolvimento com sustentabilidade" e, entre propostas mencionadas caso seja eleito, prometeu criar 4 milhões de moradias e criar políticas de incentivo ao uso de energia solar.

Questionado sobre se não estava sendo incoerente ao defender Lula e atacar Dilma, o pessebista disse que, se Lula fosse o candidato petista, também estaria na oposição. "Mas o fato é que quem está disputando não é o Lula. Se o PT tivesse escolhido o Lula, nós estaríamos discutindo com ele com a maior tranquilidade", afirmou.

Campos tenta colar a sua imagem ao Lula na tentativa de angariar votos, especialmente no Nordeste. "Acredito que vou ganhar a eleição no Nordeste e que isso vai me levar a ganhar a eleição no Brasil", disse.

Em outro ataque ao desempenho de Dilma, afirmou que "não há uma obra importante no Nordeste iniciada e entregue no governo Dilma."

Sobre o maior escândalo de corrupção no governo Lula, o mensalão petista, Campos esquivou-se de comentar o julgamento, que resultou na condenação de diversos figurões, incluindo o ex-ministro José Dirceu, de quem Campos foi testemunha no processo. Para ele, "não caberia" fazer análises sobre o caso uma vez que já foi julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ele aproveitou para alfinetar o PSDB e comparou o episódio à denúncia de compra de votos para a aprovação da reeleição no governo FHC. "Acho isso um horror".

Campos foi sabatinado pelos jornalistas Josias de Souza (UOL), Ricardo Balthazar ("Folha"), Kennedy Alencar (SBT) e Patrick Santos (Jovem Pan).

Nas pesquisas de intenção de voto, Campos tem aparecido em terceiro lugar. Na última pesquisa Datafolha, divulgada no começo do mês, ele estava com 9%.

Campos é o primeiro a participar de uma série de sabatinas com candidatos à Presidência da República.

Na quarta-feira (16), será a vez de o candidato pelo PSDB, Aécio Neves, responder perguntas dos jornalistas dos quatro veículos de comunicação.

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), foi convidada para participar do evento na quinta-feira (17), mas o partido ainda não confirmou a presença dela.

A ordem dos entrevistados é inversa à porcentagem de intenção de votos na última pesquisa do instituto Datafolha.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos