Jijoca de Jericoacoara (CE)

Paraíso para europeu, cidade no Ceará tem rodízio de campanhas e padre político

Candidatos a prefeito fazem campanha apenas uma vez por semana

Jijoca de Jericoacoara fica na região noroeste do Ceará, onde existe uma área litorânea composta por dunas e mata atlântica. A cidade recebe cerca de 500 mil turistas ao ano, muitos europeus, que vêm em busca das belezas naturais. Para controlar os "ânimos acirrados" durante as eleições, um juiz determinou um modelo de rodízio entre as campanhas dos candidatos.

Carlos Madeiro, Fabrício Venâncio, Leandro Moraes e Noelle Marques

Do UOL, em Jijoca de Jericoacoara (CE)

Esqueça a ideia de vários candidatos na rua disputando espaço em busca de voto, com “briga” de bandeiras e carros de som. Em Jijoca de Jericoacoara (a 290 km de Fortaleza), cada um dos quatro postulantes a prefeito do “paraíso europeu no Nordeste” só pode fazer campanha no dia em que o adversário estiver de “folga”.

O UOL visitou a cidade dentro do projeto UOL pelo Brasil --série de reportagens que percorre municípios em todos os Estados do Brasil durante a campanha eleitoral. Em Jericoacoara, como a cidade é conhecida, a eleição invade as ruas da cidade, mas foge do parque ambiental, que é visitado por turistas de todo o mundo

Para controlar os "ânimos acirrados", o juiz César de Barros Lima, da 30ª Zona do Ceará, determinou um modelo de rodízio para evitar maiores problemas entre os candidatos. “Nós temos em Jijoca poucos policiais, e as campanhas passavam, muitas vezes, em frente aos comitês dos adversários, e isso poderia resultar em acirramento de ânimos. São quatro candidatos, e achamos por bem chamá-los para que cada um deles tivesse um dia de campanha”, conta.

Por conta da medida, durante três dias o candidato não pode realizar eventos ou colocar carros de som nas ruas para anunciar seu nome e número. Os comícios também só podem acontecer em dias combinados com a Justiça, com definição prévia do trajeto.

As campanhas podem passar em frente aos comitês dos adversários e acirrar os ânimos

César de Barros Lima, da 30ª Zona do Ceará

Por se tratar de uma cidade turística, o juiz também proibiu que os candidatos colem cartazes nos muros e paredes de casas e prédios. A ideia é evitar a poluição visual. “Queremos uma eleição sem poluição visual, com respeito aos adversários e aos eleitores”, diz Lima.

Candidatura de padre vira sensação na cidade

  • Leandro Moraes/UOL

    Padre Lindomar (PSD) discursa durante comício; veja mais imagens clicando na foto

Em Jericoacoara, a candidatura do Padre Lindomar (PSD) chama atenção. Antes de ingressar na política --essa é sua primeira eleição--, o pároco era conhecido por sua popularidade como celebrante de missas "animadas" na principal igreja da cidade. “As missas dele eram sempre lotadas. Ele tocava violão, cantava, uma coisa linda”, conta a dona de casa Cleonice Vasconcelos.

  • 4110
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2012/enquetes/2012/09/17/voce-acha-que-um-representante-religioso-deve-ser-candidato.js

Apesar da orientação da igreja para que os padres não ingressem na política, o Padre Lindomar fugiu à regra e disse que pretende mudar a cidade. Mesmo em campanha, ele garante que segue celebrando missas. “A primeira coisa que fiz, quando decidi entrar na política, foi dialogar com meu bispo, e entramos em um entendimento onde eu fico celebrando missa na minha casa, com no máximo três, cinco pessoas. Também posso celebrar em algumas dioceses”, diz.

Na cidade, todos os moradores ouvidos afirmaram que a vitória do padre é praticamente certa. O UOL visitou Jericoacoara em dia de campanha do padre, segundo o rodízio. Desde o fim da tarde, a cidade se movimentou em torno de uma carreata, que saiu no início da noite e reuniu cerca de 40 carros no centro da cidade em direção ao povoado do Córrego do Urubu, num trajeto de 8 km. No local, um caminhão improvisado o aguardava para um comício.

Parque recebe 500 mil turistas por ano

O município de Jericoacoara tem como principal vocação o turismo. No município está um dos parques nacionais mais conhecidos e um dos roteiros turísticos mais visitados do Nordeste por europeus. Por ano, o local recebe cerca de 500 mil turistas, numa área de 8.416 hectares (84 quilômetros quadrados).

  • Leandro Moraes/UOL

    Turista descansa em rede na lagoa do Paraíso; veja mais imagens clicando na foto

O parque se tornou uma unidade de proteção ambiental federal em 2002, com limites revistos em 2007. A administração da unidade é feita pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que sofre com a falta de regulamentação de visitação do parque.

Segundo Vagner Cardoso, chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, por ser um paraíso ambiental, o local sofre com a grande quantidade de turistas, maior que a capacidade da vila construída para receber.

“Nós temos aqui ameaças pelo fluxo de veículos, visitantes e trabalhadores que trafegam e circulam no parque nacional, que ocorre de uma forma desordenada. O plano de manejo é muito recente, ainda estamos implementando essas normas, iniciando esse trabalho de ordenamento. Mas as coisas acontecem de forma bastante desordenada. O tráfego de veículos sobre as dunas é uma ameaça”, diz Cardoso.

A regulamentação da visitação está sendo considerada a salvação de preservação ambiental. “Agora, com o plano de manejo, tem uma série de normas que regulamentam todos esses pontos. Ele já está pronto, foi aprovado em outubro de 2011 [pelo ICMBio]. Agora é fazer a divulgação”, afirma Cardoso

Diário de Bordo

  • Leandro Moraes/UOL

    Saiba mais curiosidades das cidades visitadas no UOL pelo Brasil

Aventura na chegada

  • Leandro Moraes/UOL

    Chegar a Jericoacoara é uma tarefa de aventura. São 15 km de terra, areia e dunas, que agradam a qualquer um que goste de adrenalina. Ao chegar na cidade de Jijoca, o turista é orientado a contratar um condutor cadastrado para chegar até a vila de Jericoacoara.

Aplausos ao pôr-do-sol

  • Leandro Moraes/UOL

    Uma das principais belezas de Jericoacoara é o pôr-do-sol. Por conta da localização geográfica, no extremo norte, o sol se põe no mar, o que gera um espetáculo de rara beleza. Para assistir ao espetáculo, os visitantes sobem as dunas, que se transformam em arquibancadas. Ao fim da apresentação da natureza, todos aplaudem encantados.

  • Arte UOL


Cidade: Jijoca de Jericoacoara
Estado: Ceará
Distância da capital: 292 km
População: 17.002 (2010)
PIB per capita: R$ 3.792,86 (2009)
Área (em km²): 204,792
Número de eleitores: 12.583 (2012)
Data de fundação: 6 de março de 1991

prefeito

UOL Cursos Online

Todos os cursos