Garanhuns (PE)

Na terra de Lula, onde PT nunca venceu, apoio do ex-presidente vira disputa entre candidatos

Na terra natal de petista, disputa por imagem de Lula vai parar na Justiça

Luiz Inácio Lula da Silva deixou a cidade quando tinha sete anos de idade para fugir da seca com a família. Apesar da popularidade do ex-presidente na região, o PT nunca elegeu um prefeito em Garanhuns e é considerado um partido de pouca expressão no município. Candidatos duelam na Justiça pelo direito de usar a imagem de Lula na campanha

Carlos Madeiro, Fabrício Venâncio, Leandro Moraes e Noelle Marques

Do UOL, em Garanhuns (PE)

No imaginário popular nordestino, a figura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se aproxima a de um "santo político" que se transformou em um fenômeno de rara popularidade, especialmente entre os pobres da região.  Em Garanhuns (a 235 km do Recife), sua terra natal, a paixão do povo por Lula chega a causar uma disputa entre os candidatos pelo apoio na disputa eleitoral.

Dois dos quatro candidatos a prefeito trocam farpas quando o assunto é apoio do ex-presidente. Enquanto um apela para a ligação histórica para garantir Lula ao seu lado, outro afirma que a coligação de seu partido com o PT é o trunfo para ter o apoio do ex-presidente. A disputa pelo uso da imagem foi parar na Justiça.

O UOL visitou a cidade dentro do projeto UOL pelo Brasil --que percorrerá municípios em todos os Estados do Brasil durante a campanha eleitoral deste ano.

  • 4025
  • true
  • http://eleicoes.uol.com.br/2012/enquetes/2012/09/12/voce-votaria-em-um-candidato-indicado-por-um-politico-popular.js

Apesar da briga pública pelo apoio, nas duas eleições municipais que ocorreram quando Lula era presidente (2004 e 2008), ele se mostrou pouco eficaz em transferir votos. Prova disso foi que o candidato do PT em 2004, Alexandre Bezerra, ficou apenas na terceira posição, com 11,2% dos votos. Venceu Luiz Carlos Oliveira (PDT), que teve o PSDB, do então prefeito Silvino Duarte, como principal aliado.

Em 2008, o resultado foi o mesmo: o candidato apoiado pelo PT, Adolfo Lopes (PP), teve exatamente o mesmo percentual do colega petista quatro anos antes: 11,2%. Assim como em 2004, Luiz Carlos foi reeleito.

Se os números mostram que a população não vota no candidato do mesmo partido de Lula, o garanhuense não esconde o orgulho do filho ilustre. “O garanhuense é conservador, talvez isso explique um pouco essa não-transferência de votos. Mas Lula é queridíssimo na cidade. Para se ter ideia, na última visita dele, em 2010, o então presidente foi a um evento aberto e foi ovacionado, e o prefeito, vaiado. Precisou ele intervir e pedir para que parassem de vaiar”, lembra o radialista Marcos Antônio Pais.

A força de Lula em Garanhuns pôde ser vista na votação dele, em 2006, quando 90,1% dos 55 mil votos válidos foram destinados à reeleição do conterrâneo. Em 2010, graças ao seu apoio, a presidente Dilma Rousseff teve 85,4% dos votos válidos.

Quem o Lula apoiar, eu voto de coração

Maria do Carmo Lopes, dona de casa

Em Garanhuns, é difícil encontrar alguém que não seja lulista. “A imagem de Lula é igual em todo Brasil, de um cara que saiu num pau-de-arara do Nordeste e chegou à presidência. Ele é um cara extremamente carismático, que fala pelo povo pobre. E as pessoas de Garanhuns têm um grande orgulho disso, o que se reflete nesse amor por ele”, diz Pais.

Briga para usar imagem de Lula vai parar na Justiça

  • Leandro Moraes/UOL

    Candidato a prefeito Izaias Régis (PTB) usa image de Lula; veja mais imagens clicando na foto

Tanto prestígio com o povo faz com que os políticos queiram pegar carona na popularidade do ex-presidente. Um dos candidatos “apoiados” por Lula em Garanhuns é Zé da Luz (PHS), ex-prefeito de Caetés (cidade onde fica o sítio Várzea Comprida, onde Lula nasceu, mas que se emancipou de Garanhuns apenas em 1963, 18 anos após o nascimento do ex-presidente). "Depois que Lula foi presidente, todo mundo quer tirar foto e ser aliado dele. Mas foi Zé da Luz quem sempre esteve ao lado dele", afirma.

Figura carismática em Caetés, onde foi prefeito por duas vezes pelo PT, o o candidato se apoia na ligação histórica com o ex-presidente para tentar um voo mais alto e se tornar prefeito da "irmã rica" Garanhuns. Até o nome usado pela coligação faz lembrar o do ex-presidente, na primeira vitória em 2002: “Nasce uma esperança.” Fotos antigas com Lula também fazem parte do arsenal propagandístico a favor dos ventos.

Mas ao contrário das vitórias nas urnas em Caetés, Zé da Luz não tem o apoio do PT em Garanhuns. Assim como na eleição de 2008 (quando estava no PSB e foi derrotado), o fato de não contar com os petistas na coligação não impede que Lula "torça para ser eleito" prefeito. “O coração de Lula, não tenho dúvidas, torce pela vitória de Zé da Luz. Foi Zé da Luz que sempre esteve ao lado dele, em todos os momentos”, afirma, sempre usando a terceira pessoa para citar seu nome.

Do outro lado da queda-de-braço, o deputado estadual Izaias Régis (PTB) tem como vice Rosa Quidute (PT) e bate o pé para firmar o apoio único do ex-presidente na cidade.

“A imagem é exclusiva nossa. Como político e entendedor da legislação eleitoral, só posso dizer que quem tem apoio é quem está na coligação. Nós temos apoio porque estamos coligados, nossa vice é do PT. Inventar que tem o apoio do presidente Lula só porque foi prefeito de Caetés, já começa com uma campanha mentirosa”, diz Régis.

Sobre a tentativa do adversário de barrar sua imagem ao lado de Lula e do governador Eduardo Campos na Justiça, Zé da Luz revida e também bate pesado. “Acho mau-caratismo. Quem sempre esteve ao lado de Lula foi Zé da Luz. O povo não aceita, é propaganda enganosa”, complementa.

Em Garanhuns, a disputa em torno de quem apoia quem também envolve a figura do governador Eduardo Campos (PSB). Neto do ex-governador Miguel Arraes (1916-2005), Campos se tornou outro fenômeno de popularidade no Estado, com índices de aprovação do governo superiores a 80%. "Não existe isso de apoio indireto. O apoio tem quem está coligado", dispara Régis.

Candidatos prometem atos e homenagens a Lula

Divergências políticas à parte, os dois candidatos se entusiasmam com a ideia de transformar Garanhuns em uma cidade ainda conhecida nacionalmente como terra de Lula e, assim, atrair turistas. Ambos prometem atos e homenagens ao ex-presidente.

“Nós temos muitos projetos, muitos sonhos. Primeiro vamos trazer Lula a Garanhuns. Vamos pedir permissão a ele para fazermos um grande monumento a esse filho ilustre de Garanhuns. Fazer enquanto ele está vivo, porque homenagem depois dele morto não é importante”, diz Izaias Régis.

Para Zé da Luz, Garanhuns e Caetés devem reverenciar o maior nome da política da história de Pernambuco. “É importante [ter um memorial]. Não pode deixar em branco. Aqui, em Garanhuns, se adquiriu um prédio, mas foi abandonado. Em Caetés a prefeitura já adquiriu um terreno e vamos lutar para construir esse memorial, passando até um filme, de 15, 20 minutos, com toda a trajetória de Lula.”

Quando o assunto é a naturalidade de Lula, Izaias e Zé da Luz voltam a divergir. “Lula é de Garanhuns. Caetés nem existia. A identidade de Lula, que é o documento que identifica um cidadão, prova que Lula é filho de Garanhuns”, afirma Régis.

Ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz é mais político quando o tema envolve as duas cidades. “Lula é de Garanhuns, quando Caetés não existia. Ele realmente fica confuso. Agora, o pedaço de terra que ele adora é a Várzea Comprida [em Caetés].”

 

Diário de Bordo

  • Priscila Tieppo/UOL

    Saiba mais curiosidades das cidades visitadas no UOL pelo Brasil

Réplica de casa onde Lula nasceu está abandonada

A Suíça pernambucana

  • Leandro Moraes/UOL

    Apesar de estar na ponta final do agreste, próximo ao sertão, Garanhuns é conhecida por ser a terra do frio e pelas flores. Graças ao clima, a cidade ganhou o apelido de "Suíça pernambucana". Outro apelido é cidade das flores. O frio impulsiona o sucesso do Festival de Inverno, que ocorre anualmente no mês de julho, e traz nomes de peso da música brasileira. Este ano, por exemplo, Milton Nascimento, Lulu Santos, Lenine, Zizi Possi e Jorge Ben passaram pela praça Guadalajara em noites com até 9ºC.

Garanhuns e os canibais

  • Reprodução/SBT

    Além de ser a terra de Lula e do maior Festival de Inverno do Nordeste, Garanhuns ganhou uma fama internacional no último mês de abril: terra dos canibais. O caso surgiu após a prisão do trio: Jorge Beltrão Negromonte da Silveira (foto), 50, Bruna Cristina Oliveira da Silva, 25, e Isabel Cristina Pires da Silveira, 51. Eles são acusados de integrar uma seita macabra que pregaria “conter o avanço da humanidade", os três são suspeitos de matar e comer partes do corpo de duas jovens da cidade. O trio ainda é suspeito de rechear empadas com carne humana e vender nas ruas da cidade. Todos estão presos, aguardando julgamento.

Cidade: Garanhuns
Estado: Pernambuco
Distância da capital: 235 Km
População: 129.408 (2010)
PIB per capita: R$ 7.229,59 (2009)
Área (em km2): 459
Número de eleitores: 88.160 (julho de 2012)
Data de fundação: 10 de março de 1811

prefeito

UOL Cursos Online

Todos os cursos