PT ganha mais prefeituras no Nordeste, mas perde cidades importantes

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

Embora tenha conquistado no Nordeste 52 prefeituras a mais que em 2008, o PT perdeu a eleição em cidades importantes da região.

Neste ano, o partido tentou comandar dez municípios com mais de 200 mil eleitores no Nordeste --sendo sete capitais--, mas venceu em apenas dois: João Pessoa (PB), com Luciano Cartaxo, e Vitória da Conquista (BA), com a reeleição de Guilherme Menezes.

RAIO-X

  • Clique na imagem e veja o infográfico

As maiores perdas foram as prefeituras de Recife e Fortaleza que, atualmente administradas pelos petistas João da Costa e Luizianne Lins, irão para as mãos do PSB a partir de 2013, com Geraldo Julio e Roberto Claudio, respectivamente.

No caso do Recife, a eleição foi decidida ainda no primeiro turno; em Fortaleza, que teve envolvimento direto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha, Elmano de Freitas  não conseguiu evitar a virada de seu adversário.

O PT também não conseguiu assumir a prefeitura da capital baiana. O candidato petista Nelson Pelegrino passou para o segundo turno, mas, mesmo com o apoio de Lula, não teve força suficiente para vencer a volta do "carlismo" e Salvador acabou escolhendo ACM Neto (DEM) para prefeito. 

De acordo com Lincoln Secco, professor de história contemporânea da USP (Universidade de São Paulo) e autor do livro "História do PT", políticas públicas de sucesso do partido, como o Bolsa Família e o Luz para Todos, têm mais impacto em cidades pequenas.

"A votação do PT no Nordeste se dá em cidades menores, onde os programas sociais têm mais alcance. E a classe média tradicional é maior nas grandes cidades, que têm se configurado como base de oposição ao PT", diz Secco.

No total, foram eleitos 187 prefeitos petistas no Nordeste em2012, contra 135 em 2008.

Em 2010, a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) --candidata do então presidente Lula-- derrotou José Serra (PSDB) com uma diferença de 12 milhões de votos, sendo mais de 10 milhões apenas no Nordeste, onde venceu em todos os Estados. No Ceará, por exemplo, a votação de Dilma ultrapassou os 77%.

Secco conta que a votação do PT no Nordeste ficou expressiva entre 2005 e 2006, no segundo mandato de Lula. "O PT nasceu especialmente no cinturão industrial de São Paulo para, então, se espalhar por cidades maiores. A história do PT com o Nordeste é recente", disse.

Na disputa presidencial de 2002, por exemplo, o único Estado em que Serra venceu Lula estava justamente no Nordeste: Alagoas. Já em 2006, Lula derrotou Geraldo Alckmin (PSDB) em todos os Estados da região --e foi reeleito.

Derrotas no 1º turno

No grupo das grandes cidades, o PT ainda tentou, nestas eleições de 2012, assumir as prefeituras de Natal (RN), São Luís (MA), Teresina (PI), Campina Grande (PB), mas, nesses municípios, os candidatos petistas sequer conseguiram chegar ao segundo turno.

Natal elegeu Carlos Eduardo (PDT); em São Luís o escolhido foi Edivaldo Holanda Júnior (PTC); Teresina deu o cargo de prefeito para Firmino Filho (PSDB); e em Campina Grande quem venceu foi o também tucano Romero Rodrigues.

O PT concorreu também em Feira de Santana (BA), mas o democrata José Ronaldo venceu todos os adversários já no primeiro turno.

UOL Cursos Online

Todos os cursos