Fruet prevê mudanças no transporte público e revisão de projetos de Ducci em Curitiba

Janaina Garcia

Do UOL, em Curitiba

O aumento da frota de ônibus nos horários de pico será a primeira ação do prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), já no mês de sua posse, em janeiro. A afirmação foi feita no início da tarde desta segunda-feira (29) pelo pedetista em entrevista à RPC-TV, afiliada da Rede Globo no Paraná. Fruet evitou entrar em detalhes sobre a composição do futuro secretariado, mas disse que conversará com os partidos de sua coligação --além do PDT, PT e PV --e com a vice, a petista Miriam Gonçalves, sobre o assunto.

Imagens da corrida eleitoral em Curitiba
Veja Álbum de fotos

O transporte público, uma das principais queixas ouvidas pelas campanhas do eleitor curitibano, será tratado logo em janeiro, disse Fruet na entrevista, com o aumento imediato dos veículos nos horários de pico. A médio prazo, repetiu a promessa feita em debates e horário eleitoral de investir R$ 200 milhões no eixo viário norte-sul.

"Não faz sentido achar normal as condições [atuais] do horário de pico no transporte público", comentou.

Ainda para 2013, o prefeito eleito elencou como prioridades saúde --especialmente a rede de atenção básica --e a segurança.

Revisão de projetos de Ducci

Indagado sobre projetos da atual gestão de Luciano Ducci (PSB), o pedetista falou em garantia de continuidade, mas sinalizou que alguns deles serão revistos. A construção da ponte estaiada, citou, deverá passar por uma "redução de custos"; a reforma do calçadão da Cândido de Abreu receberá "um novo projeto".

Valores e necessidades de obras como as citadas pelo prefeito deram munição aos adversários de Ducci durante a campanha. Apoiado pelo governador Beto Richa (PSDB), ele ficou 4.402 votos atrás de Fruet no primeiro turno.

Fruet disse ainda que deve se reunir ainda esta semana com o prefeito para definir as ações do governo de transição. A equipe dele, que será chefiada pelo economista Fábio Scatolin, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), deverá ter "três ou quatro pessoas".

Também em entrevista à RPC, hoje, Ducci afirmou que os nomes a serem indicados pela gestão dele "estão sendo discutidos internamente". "Que o prefeito possa assumir sabendo o que é possível fazer com o orçamento 2013", disse Ducci, referindo-se à peça orçamentária de R$ 5,9 bilhões aprovada para o ano que vem.

Ontem, após se sagrar eleito, Fruet disse que o primeiro ano não seria "fácil", em referência à limitação de gerir verba e contratos definidos na atual gestão. Hoje, ele lembrou que "apenas em 2014" terá o orçamento proposto por sua equipe, após aprovação legislativa

Ratinho Júnior volta ao rádio

Segundo colocado na eleição, o deputado federal Ratinho Júnior (PSC) não falou com a imprensa durante desde a votação dele ontem de manhã. O parlamentar concede entrevista coletiva hoje à tarde.

Segundo a assessoria de imprensa dele, hoje de manhã ele retornou ao comando de um programa de rádio no Grupo Massa, de sua família, quando agradeceu os eleitores pelos quase 300 mil votos recebidos e a equipe de campanha. O deputado estava afastado do programa há quatro meses, por conta dos prazos impostos pela legislação eleitoral aos candidatos.

Nos próximos dias, conforme a assessoria, Ratinho Júnior ficará com a família. Para esta quarta, é previsto o nascimento de seu terceiro filho.

UOL Cursos Online

Todos os cursos