Após acusações, Roberto Claudio diz esperar transição "respeitosa" com prefeita petista

Carlos Madeiro

Do UOL, em Fortaleza

O prefeito eleito de Fortaleza, Roberto Claudio (PSB), afirmou na noite deste domingo (28) que pretende ter uma transição com "diálogo" e "responsabilidade" com a prefeita Luizianne Lins (PT), alvo de duras críticas dos socialistas durante a campanha eleitoral.

O socialista foi eleito com 53,01% dos votos válidos, derrotando o petista Elmano de Freitas.

"Vou buscar o dialogo. A transição é um redimensionamento e faz parte da República. É quando o gestor presta esclarecimentos, de forma responsável, serena, e o novo gestor se usa dessas informações para saber das contas, dos projetos, o que tem no prazo. É tirar proveito das informações para a gestão", disse, afirmando que deve procurar a petista esta semana, sem apontar datas. "Deixa eu dormir, organizar as ideias."

O prefeito também aproveitou a entrevista coletiva da vitória para agradecer aos irmãos Gomes, que, segundo ele, foram decisivos para a sua eleição. Até a campanha eleitoral, Claudio era presidente da Assembleia Legislativa.

"Devo a vitória a tanta gente, mas, em primeiro lugar, ao povo de Fortaleza. Devo também a todo mundo que teve nessa campanha. Mas há duas figuras especiais: o ex-prefeito, ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, e devo o papel fundamental do governador [ do Ceará] Cid Gomes. Eu fui apresentado no começo da campanha pelo Cid, e nessa última semana campanha ele foi às ruas, em cima de uma moto, crendo na renovação", afirmou.

Roberto Claudio vence em dez das treze três zonas eleitorais

  • Arte/UOL

Sem mágoas

Apesar do clima tenso e troca de acusações durante a reta final da campanha com o candidato Elmano de Freitas (PT) e a prefeita Luizianne, o novo prefeito da capital cearense afirmou não guardar mágoas do que ocorreu e não descartou uma união no futuro. Mas apontou que vai esperar ser procurado por qualquer partido.

"Essa candidatura não surgiu do rancor com o PT. Tenho amigos no partido, buscarei o dialogo respeitoso. Quem quiser procurar, ouvirei as ideias. Fortaleza precisa de união. Vamos unir a cidade em torno de uma ideia", assegurou.

Roberto Claudio também ressaltou que pretende dar direcionamento a políticas públicas que melhorem a vida do povo pobre da cidade. "É para os fortalezenses mais pobres que vamos governar prioritariamente. Mas para isso é preciso unir a sociedade. Não podemos aprofundar os divórcios já criados. Todos que quiserem contribuir serão convidados a cooperar. Fortaleza é a segunda cidade mais desigual do país e que precisa avançar", afirmou.

Veja como foi a campanha de Roberto Cláudio (PSB) em Fortaleza
Veja como foi a campanha de Roberto Cláudio (PSB) em Fortaleza

Primeira ação

O prefeito eleito também anunciou que sua primeira ação será voltada para a área em que tem formação, a saúde --Roberto Claudio é médico.

"Deforma simbólica, pelo meu compromisso pessoal, vou visitar no primeiro mês todos os postos de saúde e já dar um encaminhamento para que eles passem a funcionar bem, para resolver problemas, pela falta de pessoal, de insumo ou de estrutura", apontou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos