Vereador é preso em São Gonçalo (RJ) suspeito de fazer boca de urna

Flávia Villela

Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro

O vereador por São Gonçalo (RJ) Marcelo Amendoim (PDT) foi preso neste domingo (28) supostamente fazendo boca de urna no município. Segundo informações do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro), o político foi levado para a 74ª Delegacia de Polícia, no bairro de Alcântara. Também foi preso um homem que estaria transportando eleitores em uma van.

Os dois presos vão responder por crimes previstos no Código Eleitoral e na Lei das Eleições. Para transporte de eleitores, definido no Artigo 302 do Código Eleitoral, a pena prevista é de reclusão de quatro a seis anos. A boca de urna, crime tipificado no Artigo 39, Parágrafo 5º, Inciso 2º, da Lei das Eleições, é punida com detenção de seis meses a um ano.

Disputam o segundo turno em São Gonçalo os candidatos Adolfo Konder (PDT) e Neilton Mulim (PR). De acordo com o TRE-RJ, os eleitores que estavam sendo transportados haviam sido orientados a votar no candidato do PR. A identidade do motorista preso não foi revelada. Com ele, sobe para 67 o número de presos em todo estado pegos em flagrante cometendo crime eleitoral.

Cerca de 10 mil policiais fazem a segurança nas ruas dos municípios do Rio de Janeiro onde há disputa no segundo turno da eleição para prefeito: Belford Roxo, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Petrópolis e Volta Redonda. As zonas eleitorais desses sete municípios fluminenses estão com o apoio de 33 juízes recentemente empossados.

Ainda segundo o TRE-RJ, cerca de 0,4% das urnas tiveram que ser trocadas até o início da tarde, alcançando 26 de um total de 8.449 urnas instaladas no segundo turno.

UOL Cursos Online

Todos os cursos