Rodney Miranda (DEM) é eleito prefeito de Vila Velha (ES)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Candidato Rodney Miranda (DEM), ao centro, foi eleito prefeito de Vila Velha (ES)

    Candidato Rodney Miranda (DEM), ao centro, foi eleito prefeito de Vila Velha (ES)

Rodney Miranda (DEM) é o novo prefeito de Vila Velha (ES). O democrata foi o mais votado no pleito deste domingo e ganhou a disputa com o atual prefeito Neucimar Fraga (PR).  Esta é a primeira vez que o democrata é eleito para cargo executivo.

A campanha municipal começou com Miranda longe de um segundo turno. Às vésperas do primeiro turno, o democrata ainda aparecia atrás do republicano nas pesquisas de intenção de voto. No entanto, o candidato passou à frente nas urnas e foi para o segundo turno com 37,62% dos votos válidos --excluídos brancos e nulos.  Neucimar recebeu 35,30% dos votos.

Durante o governo de Paulo Hartung (PMDB), Miranda (DEM) foi secretário de Segurança Pública do Espírito Santos (2003-2005). Em 2006, tornou-se secretário de Defesa Social de Pernambuco. No ano seguinte, foi chamado pelo governo municipal de Caruaru (PE) para assumir a secretaria de Defesa Comunitária da cidade. Entre 2007 e 2010, voltou ao governo do Espírito Santo como secretário de Defesa Social.

Formado em administração de empresas e em direito, o democrata é delegado da Polícia Federal.

Propostas

Com a experiência de gestão obtida na pasta estadual de Segurança Pública, Miranda propôs durante a campanha armar a guarda municipal.

Perfil do eleito

Nome: Rodney Miranda
Partido: DEM
Nascimento: 15/9/1964
Município de nascimento: Brasília (DF)
Ocupação: Deputado
Vice: Dr. Rafael Favatto (PRB)
Coligação: Inovar e Mudar Vila Velha (PRB / PDT / PMDB / DEM)

Na área da saúde, o democrata prometeu melhorar a gestão da rede municipal para corrigir distorções de prontos atendimentos com muitos usuários e outros com poucos. Para o combate aos alagamentos da cidade, o futuro prefeito quer concluir as obras de macrodrenagem e aumentar a frequência da manutenção.

No âmbito da mobilidade urbana, a implantação de corredores exclusivos de ônibus feitos em parceira com o Estado para a criação de uma rede metropolitana foi a proposta do democrata durante a campanha.

Cidade

Vila Velha tem 414.586 habitantes, conforme o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2009, o PIB (Produto Interno Bruto) da cidade era de R$ 6.041 milhões, ocupando o 76° lugar no ranking de municípios brasileiros.

Na enquete “Avalie sua Cidade”, do UOL Eleições, 44% dos internautas indicaram a corrupção como o maior problema de Vila Velha. Em segundo lugar, apareceram os alagamentos (21,32%).

UOL Cursos Online

Todos os cursos