Carlos Grana (PT) vence em Santo André e impede reeleição de prefeito

Do UOL, em São Paulo

  • Fabiano Ibidi/ABC Digipress/Estadão Conteúdo

    Carlos Grana (PT) vence a disputa eleitoral e será o novo prefeito de Santo André (SP)

    Carlos Grana (PT) vence a disputa eleitoral e será o novo prefeito de Santo André (SP)

O deputado estadual  Carlos Grana (PT) venceu o atual prefeito de Santo André (SP),  Aidan Ravin (PTB), e retomou o controle da cidade da Grande São Paulo para o PT.

O resultado do segundo turno confirmou o da primeira etapa do pleito, quando Grana ficou à frente. O petista teve 43% dos votos válidos, e Ravin, 37%. Na primeira pesquisa para o segundo turno, o cenário também era favorável ao candidato da oposição.

Com isso, os petistas voltarão a ocupar a gestão municipal após quatro anos. Desde 1983, PTB e PT revezam-se à frente da Prefeitura de Santo André. O PTB governou a cidade do ABC paulista por 13 anos e o PT esteve no poder por 16 anos, incluindo as gestões de Celso Daniel, assassinado em 2002.

Durante comício para a campanha de Grana, Lula mencionou o ex-prefeito e acusou os  “conservadores" de tentarem ligar o PT à morte de Daniel.  Na ocasião, o ex-presidente da República ainda disse aos militantes petistas que votar em Carlos Grana seria um ato de "gratidão" a Celso Daniel.

Entretanto, o sobrinho de Daniel  e ex-candidato a vice na chapa de Nilson Bonome (PMDB) no primeiro turno, Rafael Daniel (PMN),  declarou  apoio ao projeto de reeleição de Aidan Ravin. Bonome terminou o pleito na quarta colocação, com 5% dos votos válidos.

Mesmo com a polêmica em torno de Celso Daniel, a avaliação ruim da atual gestão impediu que a candidatura de Ravin decolasse. Em outubro último, 35% da população achava o governo do petebista ruim ou péssimo, e apenas 26% classificavam a gestão de Ravin frente à prefeitura como sendo boa ou ótima.

Cinturão vermelho

A vitória em Santo André era considerada estratégica para ajudar o PT a consolidar o chamado "cinturão vermelho", formado por cidades importantes no entorno da capital que são governadas por petistas.

No primeiro turno, o partido já havia eleito os prefeitos de Osasco, São Bernardo, Carapicuíba e Embu das Artes. Nesta segunda etapa, além de Santo André, o partido disputou em importantes municípios da região metropolitana, como Guarulhos, Diadema e Mauá.

Em 2008, petistas foram eleitos em 6 das 11 cidades mais importantes da região.

Perfil do eleito

Nome: Carlos Alberto Grana
Partido: PT
Nascimento: 01/01/1966
Município de nascimento: São Bernardo do Campo (SP)
Ocupação: Deputado
Vice: Oswana Fameli (PRP)

Durante a corrida eleitoral, além de Lula, Grana teve o apoio de três ministros do governo Dilma: Alexandre Padilha (Saúde), Miriam Belchior (Planejamento) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência). A presidente também gravou depoimento para o petista.

Já Ravin teve como principal cabo eleitoral o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Seu partido, PTB, faz parte da base de apoio do governador na Assembleia Legislativa.

"Forasteiro"

Natural de São Bernardo do Campo (SP), Grana viveu a maior parte da vida em Santo André.  A campanha eleitoral de Ravin explorou exaustivamente o tema durante a corrida eleitoral, afirmando que o candidato  não poderia administrar uma cidade “que pouco conhece”. Em resposta ao adversário, Grana afirmou que Ravin havia  “excedido nas baixarias”.    

A exemplo de Lula, Grana ascendeu politicamente devido à sua participação no movimento sindical. Entre 2004 e 2010, o petista ocupou o cargo de presidente da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos), de onde saiu para disputar, e ganhar, uma vaga na Assembleia Legislativa.

Filiado ao PT desde a sua origem, Grana foi o deputado estadual mais bem votado da sigla no ano de 2010.

Propostas e integração com o governo Dilma  

Uma das bandeiras de campanha do petista foi intensificar a  integração do município da Grande São Paulo ao governo federal, e prometeu criar um posto regional da Petrobras na cidade. Outra promessa do prefeito eleito foi implementar o PAC Mobilidade Médias Cidades, com recursos para infraestrutura no setor de transporte público.

Na enquete avalie a sua cidade do UOL Eleições, cerca de 19,33% dos internautas apontaram a saúde como um dos grandes problemas do município. As principais promessas do petista para a área incluem a construção de quatro Unidades de Pronto Atendimento e de um hospital de urgência/emergência.

A campanha de Grana também destacou a intenção em criar programas voltados para construção de moradias populares, regularização fundiária, iluminação pública e saneamento básico nos bairros mais carentes da cidade.

UOL Cursos Online

Todos os cursos