Prefeito Edgar Bueno (PDT) é reeleito em Cascavel, no oeste do Paraná

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Edgar Bueno (PDT) faz passeata durante sua campanha em Cascavel (PR)

    Edgar Bueno (PDT) faz passeata durante sua campanha em Cascavel (PR)

Edgar Bueno (PDT), 64, foi reeleito prefeito no segundo turno das eleições municipais de Cascavel, a quinta cidade mais populosa do Paraná, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O vice é o empresário e ex-diretor da Ferroeste Maurício Querino Theodoro (PSDB).

O pedetista engata sua terceira gestão no comando da cidade, que fica a 496 km de Curitiba. Bueno foi prefeito pela primeira vez de 2001 a 2004, e voltou ao cargo em 2009. Ele já atuou também por três vezes como deputado estadual.

De 2005 a 2008, quem liderou a administração de Cascavel foi Lísias Tomé (PSDC), que ficou em quinto lugar no primeiro turno das eleições, com 3,45% dos votos.

Durante a campanha, Bueno defendeu como propostas elevar a qualidade do ensino da cidade com escola integral, ampliar e melhorar a rede de atendimento de saúde com novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e reforçar a guarda municipal.

Ele contou com o apoio de onze partidos na coligação "Minha vida é Cascavel", formada por PDT, PSDB, PMN, PR, PSL, PTB, PRTB, PT do B, PTN, PHS e PRP.

Na apresentação de seu plano de governo, no site da sua campanha, exaltou Cascavel como uma "metrópole do futuro": "Esta jovem cidade é tratada por especialistas e pela mídia nacional como uma das metrópoles do futuro, uma das 70 melhores cidades do país para construir carreira profissional", diz o texto.

Perfil do prefeito

Nome: Edgar Bueno
Partido: PDT
Nascimento: 12/10/1948
Município de nascimento: Marcelino Ramos (RS)
Ocupação: Prefeito
Vice: Mauricio Querino Theodoro (PSDB)
Coligação: Minha Vida é Cascavel (PDT / PSDB / PTB / PSL / PTN / PHS / PMN / PT do B / PRP / PRTB / PR)

Cidade tem segundo turno pela primeira vez

A cidade do oeste paranaense, polo agroindustrial e universitário, nunca tinha tido segundo turno nas eleições.

Neste ano, faltavam cerca de 8.000 títulos para cumprir a exigência mínima do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de 200 mil votantes.

A marca foi superada a partir de uma campanha para que adolescentes de 16 e 17 anos tirassem o título de eleitor. Com ônibus fretados, jovens se deslocaram para o fórum e enfrentaram burocracia para a emissão do documento.

Corrupção é maior problema, segundo moradores

Edgar Bueno vai governar uma cidade com mais de 286 mil habitantes, cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,810 -- nível considerado alto -- e que está entre as cidades brasileiras selecionadas pela Fifa como possível Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo de 2014. Se confirmada a escolha, os treinamentos acontecerão no Estádio Olímpico Regional, no bairro Santo Onofre.

Na enquete "Avalie sua cidade", do UOL Eleições, mais de 32% dos internautas de Cascavel apontaram a corrupção como o maior problema da cidade, seguido pela segurança, com 28,15%.

No plano de governo apresentado no site, Bueno não fala diretamente sobre o problema da corrupção, mas dentre as propostas para melhorias da segurança, aponta que vai ampliar o efetivo de policiais e carros da política e reforçar a estrutura da Guarda Patrimonial.

O texto fala ainda em "liberar policiais da realização de tarefas burocráticas e permitir a eles focar sua atuação nas principais funções de polícia", "implantar sistema de videomonitoramento" e "garantir a instalação e permanência das UPS (Unidades Paraná Seguro)".

PT derrotado

Bueno derrotou o candidato do PT José Rodrigues Lemos, conhecido como Professor Lemos.

No primeiro turno Bueno conseguiu 40,40% dos votos, enquanto o adversário chegou a 33,59%. Idalina Barreiros (PP), mulher do ex-prefeito Salazar Barreiros, ficou com apenas 4,04%.

No segundo turno, pesquisa Ibope feita entre 15 e 17 de outubro indicava vantagem para Professor Lemos, com 46% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Edgar Bueno, que tinha 45%.

O petista já foi deputado estadual por duas vezes e concorreu pela primeira vez ao cargo de prefeito da cidade. Lemos fez carreira sindical até ingressar na política, quando foi eleito deputado estadual em 2010 pelo PT. 

Além de Bueno (PDT), Lemos (PT) e Idalina (PP), os candidatos Lísias Tomé (PSDC), Jorge Lange (PSD), Chico Menin (PPS) e Rosana Nazzari (PCB) também participaram da primeira etapa da disputa.

Disputas judiciais

A primeira etapa da eleição em Cascavel também foi marcada por disputas judiciais. A Justiça Eleitoral aplicou multa milionária ao Google por desobedecer a ordem judicial que determinava a retirada de um vídeo do YouTube considerado ofensivo ao prefeito Edgar Bueno.

Em outro caso, a coligação do candidato Jorge Lange conseguiu, por meio de liminar na Justiça, que a pesquisa Ibope divulgada em 30 de agosto fosse impugnada. A pesquisa apontava liderança de Edgar Bueno (43%), seguido de Idalina Barreiros do PP (10%).

UOL Cursos Online

Todos os cursos