Napoleão Bernardes (PSDB) vence eleição e se torna o prefeito mais jovem de Blumenau (SC)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Ao ser eleito com 30 anos, Napoleão Bernardes tornou-se o prefeito mais jovem de Blumenau (SC)

    Ao ser eleito com 30 anos, Napoleão Bernardes tornou-se o prefeito mais jovem de Blumenau (SC)

Napoleão Bernardes (PSDB) vence Jean Kuhlmann (PSD) no segundo turno e é o novo prefeito de Blumenau (SC), cidade localizada a 140 km da capital, Florianópolis.

O tucano superou o candidato apoiado pelo atual prefeito da cidade, João Paulo Kleinübing (PSD), e pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD). Durante a campanha, Kuhlmann defendeu o legado da atual gestão, aprovada por 61% dos blumenauenses, segundo pesquisa Ibope feita em setembro.

No primeiro turno, Napoleão e Kuhlmann derrotaram a petista Ana Paula Lima, que chegou a liderar as pesquisas de intenção de voto. O tucano terminou a votação com 39% dos votos válidos enquanto o candidato do PSD obteve 31%.

Já durante a campanha do segundo turno, a diferença de votos a favor do tucano aumentou. Na primeira pesquisa, divulgada pelo Ibope em 16 de outubro, o então candidato alcançou 72% das intenções de voto.

Um dos motivos que contribuiu para essa grande vantagem do peessedebista foi o apoio informal recebido de seu maior rival partidário. O diretório municipal do PT indicou a seus afiliados que achava Bernardes a melhor opção para a cidade, mesmo ressaltando que a orientação não significava apoio formal ao tucano.

Mesmo assim, a decisão contrariou a opção tomada pela executiva nacional petista, que optou por apoiar o candidato do PSD. O partido encabeçado por Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo em fim de mandato, faz parte da base governista da presidente Dilma Rousseff, e tem sido fiel nas votações no Congresso. Com isso, especula-se que o partido pode ganhar um ministério.

Em outra cidade catarinense, Joinville, o PT também declarou apoio ao candidato do PSD no segundo turno das eleições. Mas, desta vez, o adversário era do PMDB, maior aliado dos petistas no governo federal.

Perfil do eleito

Nome: Napoleão Bernardes
Partido: PSDB
Nascimento: 28/09/1982
Município de nascimento: Blumenau (SC)
Ocupação: Advogado
Vice: Jovino Cardoso (DEM)
Coligação: Blumenau quer Mais (DEM / PSDB)

Melhorar trânsito é desafio

Advogado com especialização na área criminal, Napoleão Bernardes também atuou como apresentador de programas de rádio e TV.

Na política, começou cedo sua trajetória, ao candidatar-se com 17 anos para uma vaga na Câmara Municipal.

Foi eleito vereador pela primeira vez em 2008, com 26 anos. Em 2010, candidatou-se a deputado federal, mas não obteve sucesso. Aos 30, o tucano é o prefeito mais jovem da história da cidade catarinense.

Já o vice-prefeito eleito é o atual presidente da Câmara dos Vereadores de Blumenau, Jovino Cardoso (DEM).

Bernardes vai governar uma cidade com cerca de 300 mil habitantes, o terceiro município mais populoso de Santa Catarina.

Segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Blumenau apresenta um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) geral de 0,855, considerado alto, e está na quinta posição no ranking de desenvolvimento humano do Estado. No Brasil, ocupa a posição 19.

Na enquete "Avalie sua cidade", do UOL Eleições, mais de 37% dos internautas de Blumenau apontaram o trânsito como o maior problema da cidade. No seu programa de governo, Napoleão promete viabilizar a ampliação do sistema de anéis viários para reduzir o fluxo de veículos pesados nas regiões centrais, ampliar alternativas de deslocamento e interligar ciclovias.

Durante sua campanha, Napoleão Bernardes também disse que vai acabar com as filas de espera por vagas em creches, informatizar e interligar o sistema de atendimento da saúde e criar a Guarda Municipal.

Eleições presidenciais

A eleição de Bernardes deve favorecer ainda mais sua exposição como uma das mais jovens lideranças do PSDB no país. Nota divulgada na coluna Painel, da Folha, cita o nome do prefeito de Blumenau como um dos cortejados por Aécio Neves para integrar o projeto nacional, visando as eleições presidenciais de 2014.

Outros novatos tucanos, fortalecidos pelo resultado das urnas nessas eleições são: Daniel Coelho, candidato derrotado à prefeitura de Recife, Rui Palmeira, prefeito eleito de Maceió, Firmino Filho, candidato à Prefeitura de Teresina, e Reinaldo Azambuja, que disputou o pleito em Campo Grande.

UOL Cursos Online

Todos os cursos