Kireeff (PSD) reverte 1º turno, derrota Belinati (PP) e é eleito prefeito de Londrina (PR)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    O candidato do PSD à Prefeitura de Londrina (PR), Alexandre Kireeff, foi eleito neste domingo (28)

    O candidato do PSD à Prefeitura de Londrina (PR), Alexandre Kireeff, foi eleito neste domingo (28)

O empresário Alexandre Kireeff (PSD) foi eleito neste domingo (28) prefeito de Londrina (PR). Após ficar com a segunda colocação no primeiro turno, Kireeff virou a disputa e derrotou o médico e atual vereador pelo PP Marcelo Belinati.

No primeiro turno, Kireeff avançara à segunda etapa da campanha com 25,27% dos votos, diante de 45,39% de Belinati. Ex-presidente da SRP (Sociedade Rural do Paraná), ele não se elegeu para uma vaga na Câmara Federal, em 2010, quando ainda estava filiado ao PMDB.

Histórico político conturbado

Kireeff assumirá a prefeitura de uma cidade que, nos últimos anos, foi marcada por sucessivos escândalos políticos, no Executivo e no Legislativo, que culminaram com a cassação de dois prefeitos.

Um dos cassados, em 2000, foi justamente o tio do segundo colocado, o ex-prefeito Antonio Casemiro Belinati (PP), que chegou a ser preso no ano seguinte em meio a acusações de desvio de pelo menos R$ 180 milhões dos cofres municipais.

O ex-prefeito chegou a ser eleito para a Prefeitura em 2008, mas, como a candidatura estava sub judice, acabou tendo o diploma anulado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) antes mesmo de assumir.

Com a cassação do eleito, a Justiça Eleitoral acabou dando a vitória ao jornalista e então deputado federal Homero Barbosa Neto (PDT), que tentou a reeleição este ano, mas não passou do quarto lugar. O pedetista foi o segundo prefeito cassado – em julho deste ano, após uma Comissão Processante da Câmara Municipal concluir que ele usou recursos municipais para pagar seguranças que prestaram serviços a uma rádio de sua família.

Perfil do eleito

Nome: Alexandre Kireeff
Partido: PSD
Nascimento: 30/09/1966
Município de nascimento: Marília (SP)
Ocupação: Empresário
Vice: Guto Bellusci (PSD)
Coligação: PSD - partido não coligado

Barbosa Neto foi sucedido por seu vice, José Joaquim Ribeiro (sem partido), que foi preso no dia 20 de setembro após confessar ter recebido R$ 150 mil de propina de empresários vencedores de uma licitação de material escolar na cidade.

Kireeff receberá o comando da Prefeitura das mãos do ex-presidente do Legislativo municipal, Gérson Araújo (PSDB), empossado interinamente após a renúncia de Ribeiro.

No primeiro turno, Kireeff e Belinati superaram, além de Barbosa Neto, Marcia Lopes (PT), Luiz Eduardo Cheida (PMDB) e Valmor Venturini (PSOL).

UOL Cursos Online

Todos os cursos