Fernando Haddad tem a segunda maior votação da história do PT na capital paulista

Do UOL, em São Paulo

O candidato Fernando Haddad (PT) foi eleito neste domingo com a segunda maior votação histórica do PT em disputas municipais em São Paulo. Com 55,6% dos votos válidos, o petista só ficou atrás de Marta Suplicy, que se elegeu prefeita em 2000 com 58,5% dos votos.

Antes dela, Erundina foi escolhida prefeita da maior cidade do pais em 1988, mas a eleição era disputada em turno único. Desde que começou o embate em duas etapas, em 1992, o PT sempre esteve presente no segundo turno.

O bom resultado de Haddad nas urnas é uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viabilizou a candidatura do ex-ministro da Educação para a eleição paulistana, em detrimento da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. atual ministra da Cultura do governo Dilma.

A veterana em disputas municipais, que esteve três vezes no segundo turno das eleições para a prefeitura, não escondeu o descontentamento quando teve de retirar sua candidatura em favor de Haddad.

Marta entrou tardiamente na campanha e ajudou o prefeito eleito a tornar-se mais conhecido na periferia, onde esteve por diversas vezes para pedir votos para o então candidato. No meio da disputa, Marta ganhou um ministério da presidente Dilma Rousseff.

Logo após sua entrada na campanha, em setembro, a senadora foi convidada para assumir a pasta da Cultura, em substituição a Ana de Hollanda.

Erundina e Maluf

O polêmico episódio da aliança entre o PT e o PP de Maluf poderia ter atrapalhado o desempenho petista nas urnas.

Perfil do eleito

Nome: Fernando Haddad
Partido: PT
Nascimento: 25/1/1963
Município de nascimento: São Paulo (SP)
Ocupação: Professor de ensino superior
Vice: Nádia Campeão (PC do B)
Coligação: Para Mudar e Renovar São Paulo (PP / PT / PSB / PC do B)

Em busca de maior tempo de TV, os petistas uniram-se ao seu adversário histórico, gerando uma crise na campanha de Haddad. Então vice de Haddad, Luiza Erundina (PSB) abriu mão de sua candidatura devido à aliança.

Erundina foi eleita prefeita em 1988, derrotando Maluf na disputa em turno único. Mais tarde, em 1996, chegou ao segundo turno das eleições, mas, com apenas 38% dos votos, perdeu a disputa para Celso Pitta (morto em 2009), afilhado político de Maluf.

Com a renúncia de Erundina, Nádia Campeão (PCdoB) foi escolhida vice de Haddad. Nádia foi secretária de Esportes durante a gestão de Marta Suplicy.

Histórico

O primeiro cargo político que Haddad assumiu foi o de chefe do gabinete da Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo, em 2001, primeiro ano da gestão de Marta Suplicy.

Em 2003, Haddad tornou-se assessor especial do então ministro do Planejamento, Guido Mantega, e em 2005 foi convidado pelo então presidente Lula para assumir o ministério da Educação, cargo que ocupou até janeiro deste ano, já na gestão da presidente Dilma.

Haddad é filho de imigrante libanês, nasceu em São Paulo, é casado e pai de dois filhos. Formou-se na Faculdade de Direito da USP em 1985, mesma instituição onde fez mestrado em economia e doutorado em filosofia.

UOL Cursos Online

Todos os cursos