Em disputa de aliados, Carlin Moura (PC do B) derrota petista e é eleito em Contagem (MG)

Do UOL, em Belo Horizonte

  • João Godinho/O Tempo/Estadão Conteúdo

    Carlin Moura (PC do B) foi eleito prefeito de Contagem (MG) neste domingo (28)

    Carlin Moura (PC do B) foi eleito prefeito de Contagem (MG) neste domingo (28)

O deputado estadual Carlin Moura (PC do B) foi eleito neste domingo (28) prefeito de Contagem (MG), município da região metropolitana de Belo Horizonte.

A vitória de Carlin sobre o deputado estadual Durval Ângelo (PT), na disputa inédita entre o PT e o PCdoB em Contagem -- aliados históricos no município -- consolida a hegemonia dos partidos da base política do senador Aécio Neves (PSDB-MG), na Grande Belo Horizonte.

Mesmo Carlin sendo da base política da presidente Dilma Rousseff, o tucano expressou seu apoio ao prefeito eleito. A estratégia do PSDB é tentar impedir um avanço maior do PT em cidades importantes para a legenda em 2014.

Antes do início da campanha, petistas e comunistas discutiam a formação de uma chapa única nas eleições. Porém, um candidato não aceitou ser vice do outro.

Aécio e o governador Antonio Anastasia (PSDB) foram os principais cabos eleitorais de Carlin contra Durval na campanha do segundo turno. Na avaliação do diretor da CP2 Pesquisas, Antônio de Pádua dos Santos, a maioria dos votos do tucano Ademir Lucas, que ficou em terceiro lugar na disputa do primeiro turno, com 25,49% dos votos, se transferiram para Carlin. 

“Cerca de 70% dos votos do tucano se transferiram para Carlin. Surpresa? Não. Somados aos fatores que favorecem Carlin está o fato de, sem se perceber, o próprio candidato ter passado para uma condição de opção viável para a cidade”, disse Santos.

Os candidatos apoiados pelos tucanos em Belo Horizonte (Marcio Lacerda, do PSB, com 52% dos votos) e Betim (Carlaile Pedrosa, do PSDB, 68,09% dos votos) completam o triângulo de vitórias do grupo de Aécio nos três municípios de maior relevância eleitoral na região metropolitana de Belo Horizonte. Contagem é o terceiro maior colégio eleitoral de Minas Gerais, com 432.894 eleitores.

Adesão no segundo turno

Carlin Moura manteve-se na disputa colado em Durval durante a campanha do primeiro turno. No entanto, na reta final, o quadro mudou e Carlin surpreendeu os dois adversários ao deixar o tucano de fora da disputa.

As diversas pesquisas eleitorais realizadas em Contagem na campanha para o segundo turno mostravam o prefeito eleito com uma diferença média de quase 40 pontos percentuais à frente de Durval.

O petista, além de ter passado toda a campanha insistindo na presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, não conseguiu ampliar sua base política de apoio. Pelo contrário, perdeu quatro partidos que faziam parte de sua coligação e migraram para a campanha do adversário durante a campanha.

Além do apoio do PSDB de Aécio e Anastasia, o comunista conseguiu  a adesão do também candidato derrotado, George Hilton  (PPC), que teve 4,81% dos votos no primeiro turno, e mais seis partidos: PP, PTB, PSDC, PRTB, PPS e PR. Essas últimas quatro legendas deixaram a campanha do petista no segundo turno.

O município é administrado há oito anos pela prefeita Marília Campos, que deixa o cargo com altos índices de aprovação. Deputado estadual, o petista Durval disputou o cargo de prefeito pela segunda vez.

Propostas para a educação e saúde

O programa de governo do prefeito eleito de Contagem traz propostas para a educação infantil e fundamental, como também o ensino médio. O comunista pretende construir mais 30 novas escolas infantis, aumentando o atendimento do ensino infantil para 17 mil alunos, além de ampliar o número de escolas de tempo integral. Carlin promete também implantar programas de saúde na escola para dar prioridade de atendimento aos estudantes, aumentar a segurança nas escolas, reforçando a presença da guarda municipal.

Perfil do eleito

Nome: Carlos Magno de Moura Soares
Partido: PC do B
Nascimento: 29/02/1968
Município de nascimento: Virgolândia (MG)
Ocupação: deputado
Vice: João Guedes (PDT)
Coligação: Nossa Contagem (PDT / PMDB / PTC / PSD / PC do B / PT do B)

O prefeito eleito ainda prometeu priorizar a contratação de profissionais para os postos de saúde do município, ampliar a oferta de consultas especializadas e fazer com que o pronto socorro do Hospital JK e do Hospital Municipal de Contagem ampliem o número de pacientes atendidos.

“Nossas prioridades são uma reformulação na gestão da saúde pública, a ampliação da rede de ensino infantil, a manutenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) residencial gratuito, que é uma conquista do povo, e também a construção de restaurantes populares no município”, disse Carlin ao longo do processo eleitoral.

O comunista é conhecido pela população por diversos apelidos como Carlin Bracim e Carlin da Pai-pai. Ele foi eleito vereador em Contagem em 2004, ficou como suplente de deputado estadual em 2006, assumindo o mandato em 2007. Em 2010, foi eleito deputado estadual.

Advogado e jornalista, Carlin, 44 anos,  fez carreira política em movimentos de base da Igreja Católica e no movimento estudantil. Foi vice-presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), entre 1991 e 1993. Durante a campanha para prefeito, o comunista trocou o vermelho do partido pelo “verde esperança”.

UOL Cursos Online

Todos os cursos