Edivaldo Holanda Júnior (PTC) derrota o prefeito João Castelo (PSDB) e é eleito em São Luís

Do UOL, em São Paulo

  • Honório Moreira/UOL

    Com apoio de PT e PSB, Edivaldo Holanda Júnior (à dir.) é eleito prefeito de São Luís pelo nanico PTC

    Com apoio de PT e PSB, Edivaldo Holanda Júnior (à dir.) é eleito prefeito de São Luís pelo nanico PTC

Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi eleito prefeito de São Luís neste domingo (28) ao derrotar no segundo turno o atual prefeito e candidato à reeleição, João Castelo (PSDB).

Deputado federal e líder do PTC no Congresso, Holanda Júnior conseguiu reunir no segundo turno o apoio do PPS e do PT, que lançou o vice-governador Washington Luiz (PT) como candidato, mas foi derrotado no primeiro turno.

A candidatura de Holanda Júnior também recebeu o apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que participou de comícios e caminhadas em São Luís, e do presidente da Embratur, o ex-deputado federal Flávio Dino (PC do B), que também se engajou em atividades de campanha.

O PSB elegeu o vice-prefeito na chapa de Holanda Júnior, com Roberto Rocha, presidente municipal do partido.

Apesar de o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), ter gravado para a propaganda eleitoral de Holanda Júnior, a presidente Dilma Rousseff (PT) preferiu ficar distante da campanha em São Luís, para não criar atrito em Brasília com o grupo do senador José Sarney (PMDB-AP), pai da governadora do Estado, Roseana Sarney (PMDB).

O motivo é a aliança do PTC com Flávio Dino (PC do B), opositor dos Sarney no Maranhão e pré-candidato ao governo do Estado em 2014.

Dino foi o responsável pela indicação de Holanda Júnior para disputar a prefeitura, na coligação que reúne além de PTC e PC do B, o PSB e o PDT. Em 2008, Dino foi candidato a prefeito, mas acabou sendo derrotado por Castelo no segundo turno.

Perfil do eleito

Nome: Edivaldo de Holanda Braga Júnior
Partido: PTC
Nascimento: 1/7/1978
Município de nascimento: São Luís (MA)
Ocupação: deputado federal
Vice: Roberto Rocha (PSB)
Coligação: Muda São Luís (PDT/PTC/PSB/PC do B)

No primeiro turno, o grupo político dos Sarney apoiou a candidatura do petista Washington Luiz. Apesar da coligação com 14 partidos --entre eles o DEM e o PMDB-- que lhe deu o triplo de tempo de TV de Holanda e Castelo, o vice-governador terminou em quarto lugar, com 11% dos votos válidos.

No primeiro turno, o petista e Holanda Júnior evitaram se atacar. No segundo turno, o grupo dos Sarney permaneceu neutro na disputa.

O tucano João Castelo centrou sua campanha no discurso da continuidade  das obras de sua gestão, e também se apresentou como oposição ao governo do Estado. Castelo, que tem 74 anos, foi governador do Maranhão em 1979, senador pelo Estado em 1983, e deputado federal por dois mandatos, a partir de 1999.

Edivaldo Holanda Júnior, 34, largou atrás nas pesquisas, com 18% das intenções de voto, segundo levantamento do Ibope divulgado em 24 de agosto, contra 33% de Castelo.

Em 20 de setembro, o Ibope já apontava um empate técnico entre Castelo e Júnior, com 29% a 26%. Mas Holanda Júnior conseguiu terminar o primeiro turno na frente do atual prefeito, com uma diferença de 29 mil votos: 36,4% a 30,6%.

UOL Cursos Online

Todos os cursos