Dárcy Vera, do PSD, é reeleita prefeita de Ribeirão Preto (SP)

Do UOL, em São Paulo

  • Mariana Martins/ Folhapress

    A prefeita Dárcy Vera (PSD) comemora reeleição neste domingo (28) no Ipanema Clube de Ribeirao Preto

    A prefeita Dárcy Vera (PSD) comemora reeleição neste domingo (28) no Ipanema Clube de Ribeirao Preto

A prefeita Dárcy Vera (PSD) foi reeleita para mais quatro anos de mandato em Ribeirão Preto (SP), derrotando o tucano Duarte Nogueira.

Dárcy começou a campanha atrás de Nogueira nas pesquisas. Com uma aliança com 15 partidos, conseguiu a maior parte do tempo na TV e assumiu a liderança em todas as sondagens. No primeiro turno, ela obteve 46,34% dos votos, contra 30,38% de Nogueira.

Para a segunda etapa da disputa, Dárcy recebeu o apoio do PT --o candidato João Gandini ficou em terceiro lugar. A presidente Dilma Rousseff gravou uma mensagem de apoio para o programa eleitoral de Dárcy pedindo votos para a prefeita. O apoio, no entanto, provocou um racha no PT, pois foi rejeitado por parte da legenda na cidade.

Campanha

Uma possível sabotagem de poços de captação de água --que causou problemas no abastecimento na cidade-- marcou o segundo turno das eleições em Ribeirão Preto.

Na semana seguinte ao primeiro turno, Dárcy entrou com um pedido para que MPE (Ministério Público Estadual) investigasse supostos atos de vandalismo contra poços do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto).

O Daerp instaurou sindicância para os ataques. A investigação ainda está em andamento.

Dárcy usou o episódio em sua propaganda eleitoral, mostrando as fotos dos poços vandalizados e questionando quem seriam os interessados na questão.

Perfil da eleita

Nome: Dárcy Vera
Partido: PSD
Nascimento: 10/04/1967
Município de nascimento: Indiaporã (SP)
Ocupação: Prefeita
Vice: Marinho Sampaio (PMDB)
Coligação: Seguindo em Frente (PRB / PC DO B / PDT / PHS / PMDB / PP / PPS / PR / PRP / PRTB / PSB / PSC / PSDC / PTN / PSL / PSD)

Histórico

Dárcy, 45, foi vereadora por quatro vezes na cidade. Em 2006, foi eleita deputada estadual com 140.712 votos. Em 2008, foi eleita, ainda pelo DEM, no primeiro turno, a primeira prefeita de Ribeirão Preto com 154.793 votos.

Em 2011, ela deixou o DEM para se filiar ao PSD, partido criado pelo prefeito atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Ribeirão Preto, a 313km de São Paulo, tem cerca de 605.114 mil habitantes e um PIB de R$ 14,6 bilhões.

Corrupção é o principal problema, dizem internautas

Na enquete "Avalie sua cidade", do UOL Eleições, mais de 35% dos internautas de Ribeirão Preto apontaram a corrupção como o maior problema da cidade, seguida de segurança, saúde e buracos nas ruas.

Para a área da saúde, a candidata disse que vai criar a primeira clínica municipal para tratar dependentes químicos e o Hospital da Mulher, construir mais duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e a contratar mais médicos.

Dárcy prometeu ainda reformar escolas para crianças de cinco meses a três anos, construção de mais dez creches e a implantação do novo sistema do transporte público.

Com relação à falta de água, outra constante reclamação da população, o plano é reformar os reservatórios, poços e trocar a tubulação de distribuição da água.

Na avaliação pessoal na enquete, Dárcy recebeu nota 3,5 dos internautas, ficando abaixo da média nacional que é de 4,3.

UOL Cursos Online

Todos os cursos