'Com todo respeito aos institutos, mas agora é o momento do eleitor', diz Haddad ao votar

Julianna Granjeia Silva
Thiago Varella

Do UOL, em São Paulo

  • Diogo Moreira/Frame

    O candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT) vota na zona sul de São Paulo com a filha

    O candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT) vota na zona sul de São Paulo com a filha

O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, votou por volta das 12h na Universidade Ibirapuera, em Moema (zona sul), e disse estar confiante na vitória e sereno.

"Com todo o respeito aos institutos, mas agora é o momento do eleitor. Depois de 60 dias de debate, o eleitor pode entender o que está em jogo."

"São Paulo hoje é Brasil, tem de levar em conta o peso da cidade no âmbito federal para o desenvolvimento do país", afirmou o petista em uma entrevista coletiva, bem tumultuada, após o voto.

Como no primeiro turno, Haddad estava de camisa vermelha, cor de seu partido, e acompanhando da filha mais nova, Ana Carolina, 12.

Foi ela quem novamente digitou o número do pai na urna.

"Tem certeza?", brincou Haddad após Ana Carolina digitar o voto.

Os dois foram para o apartamento da família, no Paraíso, onde descansarão até o momento da apuração.

Ana Estela Haddad, mulher do candidato, votou pouco antes no colégio Dante Alighieri, na região central, acompanhada do filho Frederico, 20.

Café com lideranças

Mais cedo, Haddad se reuniu com lideranças do PT, como os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marta Suplicy (Cultura), o senador Eduardo Suplicy e o presidente do PT, Ruy Falcão.

Marta disse que "Lula tem muita intuição e tino político". "O que ele fez [escolher alguém novo como Haddad] foi muito arriscado, mas ele mostrou que acertou.”

Lula não estava no evento. Haddad justificou a ausência: "Ele rodou o Brasil [durante a campanha]. Eu mesmo sugeri para ele descansar. Vai estar conosco mais à noite".

Já Mercadante comentou o impacto do julgamento do mensalão na campanha do PT. Evidente que existe [impacto] - um julgamento que foi dado como prioridade na cobertura da mídia. Mas a democracia brasileira está muito madura e o eleitor também."

Ele também disse que o PSDB sai muito enfraquecido dessas eleições. "Essas eleições apontam para a maior vitória do PT e aponta para uma grande chance nas eleições de 2014", declarou o ministro, que se esquivou ao ser questionado se seria candidato a governador.

Haddad diz ter "boa expectativa" sobre resultado

UOL Cursos Online

Todos os cursos