Cesar Souza Júnior (PSD) é eleito prefeito de Florianópolis

Do UOL, em São Paulo

  • Marcelo Bittencourt/Futura Press/Estadão Conteúdo

    O prefeito eleito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior (PSD), comemora vitória neste domingo (28)

    O prefeito eleito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior (PSD), comemora vitória neste domingo (28)

O candidato Cesar Souza Júnior (PSD) conseguiu reverter a ameaça de virada de Gean Loureiro (PMDB) e foi eleito prefeito de Florianópolis no segundo turno. Souza Júnior já havia liderado a disputa no primeiro turno, com 31% dos votos, ante 27% de Loureiro.

A disputa se mostrou indefinida até a véspera da votação. Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (27) mostrava empate técnico entre os dois. Souza Júnior pontuava com 43% das intenções de voto, enquanto Loureiro aparecia com 41%.

Pesquisa de 17 de outubro chegou a mostrar uma tendência de virada do peemedebista, apontando Loureiro com 45% das intenções de voto, ante 38% de Souza Júnior.

Apesar de ter liderado com folga no primeiro turno, o tom bélico da campanha do pessedista dividiu opiniões de eleitores.

Entre as críticas, Souza Júnior atribuiu ao atual prefeito Dario Berger (PMDB), que apoiou Loureiro, o aumento de construções imobiliárias na ilha, que teriam levado mais em conta os interesses do setor do que o bem-estar da população.

No horário eleitoral gratuito na televisão, Souza Júnior chegou a mostrar um vídeo no qual questionava Loureiro e o atual prefeito sobre um show do tenor Andrea Boccelli que deveria ter acontecido na cidade em 2009, mas fora cancelado. O evento havia sido pago antecipadamente pela prefeitura, mas a verba deixou de ser ressarcida. Loureiro, então presidente da Câmara de Vereadores, teria autorizado o pagamento do espetáculo.

Conheça o prefeito eleito de Florianópolis

Souza Junior, 33, é advogado, mas ficou conhecido como apresentador de programas assistencialistas de TV e rádio. Na política, foi reeleito deputado estadual e também trabalhou como secretário de Turismo, Cultura e Esporte na gestão do atual governador. Ele já havia disputado à prefeitura da capital catarinense em 2008, mas fora derrotado.

Perfil do eleito

Nome: Cesar Souza Júnior
Partido: PSD
Nascimento: 12/08/1979
Município de nascimento: Florianópolis (SC)
Ocupação: Deputado
Vice: João Amim (PP)
Coligação: Por Uma Cidade Mais Humana (PP / PSC / DEM / PSDC / PSB / PSDB / PSD)

O pessedista foi apadrinhado pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), que chegou a pedir votos para o candidato no segundo turno, depois de uma presença tímida no primeiro. Na reta final, recebeu o apoio do deputado federal Romário (PSB), que participou de uma caminhada com o candidato em outubro.

Seu vice João Amin (PP) é filho de Espiridião e Ângela Amin, tradicionais lideranças do Estado e que já foram prefeitos de Florianópolis.

Durante a campanha, Souza Júnior prometeu criar uma central inteligente de trânsito e programas de recuperação de dependentes químicos e de entrega de medicamentos em domicílio. Colocou como prioridades a construção de creches e ambulâncias equipadas para fazer exames nos bairros.

Apoios não garantiram vitória ao PMDB

O PMDB amargou a derrota mesmo tendo amealhado mair número de alianças do que o pessedista. Apoiaram Loureiro o PC do B, da ex-candidata Angela Albino, que ficou em terceiro lugar com 25% dos votos, o PPL, da ex-candidata Janaina Deitos, que somou menos de 1% dos votos e o PRTB, que não teve candidato na eleição municipal na cidade, aderiram a sua campanha no segundo turno.

Elson Pereira (PSOL), que ficou em quarto lugar, com 14% dos votos no primeiro turno, e Gilmar Salgado (PSTU), último colocado com menos de 1% dos votos, decidiram não apoiar nenhum dos candidatos e reforçaram o voto nulo.

Durante a campanha, Loureiro prometeu construir creches, implantar a gratuidade da tarifa de ônibus para estudantes e a doação de um tablet por aluno da rede municipal de Educação. O peemedebista se comprometeu também a colocar em prática o plano diretor da cidade.

Com 322,8 mil eleitores, Florianópolis é o segundo maior colégio eleitoral do estado de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, que tem 369,7 mil pessoas aptas para votar no pleito municipal deste ano.

A capital catarinense tem 421,2 mil habitantes, conforme dados do Censo Demográfico 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
 

UOL Cursos Online

Todos os cursos