Candidatos em São Paulo votam e se dizem otimistas com resultado

Do UOL, em São Paulo

  • Arte UOL

    Fernando Haddad (esq.) e José Serra (dir.), candidatos em São Paulo, se dizem otimistas com o resultado

    Fernando Haddad (esq.) e José Serra (dir.), candidatos em São Paulo, se dizem otimistas com o resultado

Os candidatos Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB), que disputam a Prefeitura de São Paulo, votaram na manhã deste domingo (28) e se disseram otimistas com o resultado. Pesquisas do Ibope e do Datafolha, divulgadas no sábado (27), indicam que o petista deve ser eleito.

"Hoje o protagonista, quem fala, é o eleitor, através do voto, e que deve continuar nos próximos quatro anos cobrando as realizações de quem venha vencer", afirmou Serra. Fizemos uma campanha limpa e propositiva, com ideias para melhorar a vida na cidade de São Paulo. E com a defesa da ética, sem a qual nada é possível", afirmou o tucano. “Como dizia o Chacrinha, a eleição acaba quando termina."

Demonstrando abatimento, Serra fez um breve discurso após votar, em um colégio da zona oeste de São Paulo. "Vim aqui hoje cumprir meu dever de votar, foi uma campanha difícil, mas os candidatos já falaram bastante ao longo desta semana".

 “Momento do eleitor”

Haddad afirmou também estar confiante. "Com todo o respeito aos institutos, mas agora é o momento do eleitor. Depois de 60 dias de debate, o eleitor pode entender o que está em jogo."

"São Paulo hoje é Brasil, tem de levar em conta o peso da cidade no âmbito federal para o desenvolvimento do país", afirmou o petista em uma entrevista coletiva, após o voto. Ele votou em uma universidade na zona sul de São Paulo.

Haddad com lideranças do PT

Mais cedo, Haddad se reuniu com lideranças do PT, como os ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Marta Suplicy (Cultura), o senador Eduardo Suplicy e o presidente do PT, Ruy Falcão.

Marta disse que "Lula tem muita intuição e tino político". "O que ele fez [escolher alguém novo como Haddad] foi muito arriscado, mas ele mostrou que acertou.”

Já Mercadante comentou o impacto do julgamento do mensalão na campanha do PT. Evidente que existe [impacto] - um julgamento que foi dado como prioridade na cobertura da mídia. Mas a democracia brasileira está muito madura e o eleitor também."

Ele também disse que o PSDB sai muito enfraquecido dessas eleições. "Essas eleições apontam para a maior vitória do PT e aponta para uma grande chance nas eleições de 2014", declarou o ministro, que se esquivou ao ser questionado se seria candidato a governador.

Alckmin se diz confiante

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), se disse "confiante" na vitória de Serra, que o acompanhou a um colégio no Morumbi para que votasse. "Aqui em São Paulo Serra fez uma excelente campanha, levando princípios e valores da origem do PSDB. Temos toda a confiança [na vitória de Serra]", afirmou.

Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando questionado se José Serra era uma boa escolha para o partido, afirmou que, "se [Serra] não fosse um bom candidato, não teria ido para o segundo turno". No entanto, ele disse que o PSDB precisa de renovação.

O partido, segundo ele, "precisa voltar a ter uma atitude muito mais próxima do que o povo está sentindo". "Tem que estar alinhado com o futuro."

Haddad diz ter "boa expectativa" sobre resultado

Serra cita Chacrinha após votar e diz que fez campanha ética

UOL Cursos Online

Todos os cursos