Dividida, Fortaleza terá duelo apertado entre afilhados de caciques de PT e PSB

Carlos Madeiro

Do UOL, em Fortaleza

Fortaleza vai às urnas neste domingo (28) dividida entre o amarelo e o vermelho. Em mais um capítulo da nova rivalidade da política nacional entre PT e PSB, Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB) devem protagonizar uma das mais apertadas disputas do país.

Os dois candidatos chegaram ao segundo turno derrotando nomes mais conhecidos da política local, como o senador Inácio Arruda (PC do B) e o ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM).

Segundo as últimas pesquisas, os dois candidatos estão empatados tecnicamente nas intenções de voto. No segundo turno, eles passaram a apostar ainda mais na força dos padrinhos políticos para vencer a disputa.

Poucos conhecidos do eleitor, mas ex-integrantes das gestões municipal e estadual, os dois foram empurrados pela popularidade da prefeita Luizianne Lins (PT) e do governador do Ceará, Cid Gomes (PSB).

Os dois participaram intensamente da campanha, especialmente no segundo turno, e mostraram que polarizam o domínio da política local atualmente.

Além deles, outros nomes conhecidos também participaram da campanha neste segundo turno. O ex-ministro Ciro Gomes (PSB) e o deputado federal Romário (PSB-RJ) subiram no palanque de Roberto Claudio.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tratado como estrela durante todo período de campanha do segundo turno, participando de um grande comício a favor de Elmano de Freitas na última terça-feira (24). A ex-senadora Marina Silva (PV) também gravou depoimento de apoio ao petista no segundo turno.

Disputa apertada

Após um primeiro turno onde os dois candidatos se pouparam, a reta final de campanha foi marcada por acirramento de ânimos e muitas trocas de ataques.

O debate desta sexta-feira (26), na TV Verdes Mares, foi marcado pela tensão e ataques. Os alvos sempre foram os governos estadual e municipal. Também na reta final, os dois candidatos se acusaram de divulgar boatos para prejudicar o adversário.

No segundo turno, os ataques saíram do campo eleitoral e chegaram à esfera administrativa, com troca de farpas entre Cid Gomes e Luizianne Lins.

A polêmica ganhou ainda mais força na semana final, quando Gomes tirou licença para se dedicar à campanha.

Lins reclamou e disse que não deveria abandonar a gestão num momento onde o Estado passa por problema da seca --o que levou o governador a dizer que a relação com a prefeita acabou.

Já Lins seguiu no governo municipal, mas participando ativamente da campanha. Por isso, está sendo investigada pelo Ministério Público Eleitoral, que quer saber se ela participou de atos políticos durante horário de expediente, o que é proibido por lei.

A um dia das eleições, os candidatos intensificaram as atividades de rua em busca do voto dos indecisos. Elmano e Roberto Claudio fizeram, até o fim da tarde deste sábado, carreatas pelas ruas da capital cearense.

Mais informações sobre as eleições em Fortaleza.

UOL Cursos Online

Todos os cursos