Em debate em Natal, ligação com prefeita, saúde e educação são motivos para troca de ataques

Elendrea Cavalcante

Do UOL, Natal

A menos de uma semana das eleições, o debate na "TV Tropical", afiliada da "Record" em Natal, esquentou o clima entre os candidatos que disputam a prefeitura da capital potiguar, Carlos Eduardo Alves (PDT) e Hermano Morais (PMDB). O debate foi realizado em cinco blocos. A atual prefeita, Micarla de Souza (PV), cuja gestão é mal avaliada, e os problemas em setores como saúde e educação foram usados pelos adversários para trocar ataques.

Logo no primeiro, os candidatos debateram sobre o saneamento básico em Natal e sobre o anúncio do fim dos AMEs (Ambulatórios Médicos Especializados), que serão transformados em postos de saúde a partir desta semana.

Hermano pegou o gancho do descaso com a saúde em Natal para ressaltar que o ex-prefeito Carlos Eduardo terminou sua gestão (de 2002 a 2006) com unidades de saúde interditadas pelo Conselho Regional de Medicina.

No segundo bloco, após Carlos Eduardo questionar Hermano sobre sua opinião acerca dos 17% do Orçamento que ele, como ex-prefeito, teria investido em Natal em sua gestão, o candidato do PMDB ressaltou que Carlos Eduardo deixou dívidas e problemas para a atual prefeita, Micarla de Souza (PV), além de obras inacabadas.

Carlos Eduardo disse que Hermano não deveria falar de seu governo, o qual apoiou, segundo ele, do início ao fim. “Eu acho que o candidato perdeu a memória, pois quando resolvi romper com seu governo, fui pessoalmente em seu gabinete avisá-lo”, disse Hermano.

Ainda no segundo bloco, o peemedebista questionou o ex-prefeito sobre por que teria permitido o aumento de 70% do processo de favelização de Natal. “O aumento deste processo foi entre os anos de 2000 e 2010, o que compreende também o tempo que o senhor foi prefeito. Por que o senhor permitiu esta queda na qualidade da vida do natalense?”, perguntou Hermano.

“Fiz grandes investimentos em comunidades como o Paço da Pátria e a África. O senhor [Hermano Morais] deveria ir à Caixa Econômica checar os contratos. Assim,  tomaria conhecimento que estas obras foram planejadas com um prazo que ultrapassava minha gestão."

Participação no governo

No terceiro bloco, quando os candidatos tiveram como primeiro tema a malha viária da cidade, Carlos Eduardo aproveitou para expor a participação de Hermano no governo Micarla e também do PMDB, afirmando que o partido participa da gestão de Micarla em três secretarias, inclusive a de obras.

“Hermano e seu partido ajudaram a transformar a cidade nesta tábua de pirulitos”, disse o ex-prefeito.

Micarla governa Natal desde 2008 e teve sua gestão avaliada negativamente por 92% da população, segundo pesquisa Ibope de setembro.

O quarto bloco foi o mais quente entre os candidatos. Ao responder para Hermano sobre os índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em sua gestão, ressaltando mais uma vez a prefeita Micarla; em sua réplica, Hermano ressaltou que Carlos Eduardo deveria parar de falar do passado, respeitar o eleitor e respeitar Micarla.

“Nesta campanha eu tenho escutado de educadores que tive compromisso com a educação de Natal. O que está havendo aqui é cinismo. Tudo combinado com meu adversário”, disse Carlos Eduardo.

O ex-prefeito referia-se ao fato de Micarla ter anunciado antes do primeiro turno que votaria nele (Carlos Eduardo), o que para o candidato do PDT foi uma armação para que ele sim, fosse visto como o candidato da atual prefeita.

Mais informações sobre as eleições em Natal

UOL Cursos Online

Todos os cursos