ACM Neto tenta barrar na Justiça exibição de novela "Avenida Brasil" em comício com Dilma em Salvador

Do UOL, em São Paulo

A campanha do candidato do DEM à Prefeitura de Salvador, ACM Neto, entrou na Justiça Eleitoral para tentar impedir a exibição do capítulo final da novela “Avenida Brasil” da TV Globo logo após comício de seu adversário no segundo turno, Nelson Pelegrino (PT), programado para esta sexta-feira (19), com a participação da presidente Dilma Rousseff (PT).

Segundo os advogados Ademir Ismerin e Lílian Reis, que representam a coligação do DEM, a exibição do capítulo final da novela por meio de um telão tornaria o evento uma espécie de “showmício”, o que é vedado pela legislação eleitoral.

O blogueiro do UOL, Josias de Souza, revelou nesta quarta-feira (17) que o PT pretende utilizar o telão para exibir a novela, após a realização do comício, como forma de evitar o esvaziamento do evento.

O comício está marcado para ocorrer entre as 19h30 e as 20h30. A novela geralmente começa às 21h30.

A coincidência com o horário do último capítulo da novela já havia levado a presidente Dilma a adiar sua participação na campanha do petista Fernando Haddad, em São Paulo. Dilma foi convencida pela coordenação da campanha de Haddad a transferir o comício para o sábado (20).

Em Salvador, ACM Neto e Nelson Pelegrino terminaram o primeiro turno separados por uma diferença de apenas 5.626 votos. Neto teve 40,17% dos votos válidos, contra 39,73% de Pelegrino.

Mais informações sobre as eleições em Salvador.

UOL Cursos Online

Todos os cursos