PDT nacional ignora decisão de Paulinho e anuncia apoio a Haddad em São Paulo

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

A Executiva Nacional do PDT reverteu decisão do presidente estadual do partido em São Paulo, deputado federal Paulinho da Força, e anunciou nesta terça-feira (16) apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo.

Na última quinta-feira (11), Paulinho, que concorreu à prefeitura e obteve 0,63% dos votos, anunciou apoio ao candidato do PSDB, José Serra. Tucano e petista voltarão a se enfrentar nas urnas no segundo turno, no próximo dia 28.

Em nota divulgada hoje, o partido afirma que decidiu apoiar Haddad porque o petista representa as “bandeiras do trabalhismo”.

“A direção nacional do Partido Democrático Trabalhista (...) decidiu apoiar a candidatura do professor Fernando Haddad por ele representar na cidade de São Paulo os compromissos com as conquistas sociais e com a escola de horário integral, que são as principais bandeiras do trabalhismo.”

O PDT compõe a base aliada do governo Dilma Rousseff. Durante o evento em que foi selado seu apoio à candidatura tucana, Paulinho afirmou que tinha “liberdade para apoiar Serra".

Paulinho disse que o anúncio da direção nacional não altera a decisão já tomada pelo diretório em São Paulo. "Está tudo certo. Vou estar na rua com o Serra a partir de quinta-feira", disse.

Segundo Paulinho, a decisão do PDT em apoiar Haddad se deve a "outras prioridades em nível nacional". "O PDT está disputando [o segundo turno] em Curitiba, em Natal. Então precisa fazer essas alianças para ter apoio", disse.

Em Curitiba, o candidato do PDT, Gutavo Fruet, vai enfrentar Ratinho Junior. (PSC) nas urnas. Em Natal, Carlos Eduardo (PDT) vai disputar o eleitorado com Hermano Moraes (PMDB). 

A campanha de Haddad ainda não se pronunciou sobre o apoio do PDT nacional.

UOL Cursos Online

Todos os cursos