Serra defende material anti-homofobia produzido quando era governador

Débora Melo

Do UOL, em São Paulo

José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, disse nesta segunda-feira (15) que é "mentira" que o material contra a homofobia distribuído nas escolas estaduais de São Paulo quando era governador do Estado, em 2009, seja semelhante àquele idealizado pelo MEC na gestão de seu rival no segundo turno, Fernando Haddad (PT) --o material é hoje alvo de críticas do tucano.

"É mentira que [o material] é parecido. O nosso material é correto e dirigido aos professores, não aos alunos acima de 11 anos", disse Serra durante visita ao bairro Cidade Ademar, na zona sul da capital paulista.

Reportagem publicada hoje pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta que o material distribuído em 2009 recomendava aos professores um vídeo igual ao que foi criticado na época em que o kit anti-homofobia do MEC seria lançado. Após pressão da bancada evangélica do Congresso, a presidente Dilma Rousseff suspendeu a divulgação do material.

"[Os vídeos] não são iguais, é outra mentira da matéria. Ela é tão mentirosa que só pode ter o José Dirceu por trás (...) Não tem nada a ver com o desastrado kit gay do Fernando Haddad  que custou R$ 800 mil e não envolve nenhuma medida positiva", disse.

Na última semana, o STF (Supremo Tribunal Federal) condenou José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, por corrupção ativa no processo do mensalão.

De acordo com Serra, o material tucano é "voltado ao fortalecimento da família". "Não é um material só voltado à questão sexual, é também voltado à questão do preconceito de classe, do preconceito religioso. Enfim, é um material correto. Tanto que na época ninguém reclamou."

Horário eleitoral

Ao final da entrevista, Serra evitou responder perguntas sobre o tom de seus programas no horário eleitoral no rádio e na TV, que foi retomado hoje em São Paulo.

Durante a propaganda eleitoral gratuita veiculada na TV na tarde desta segunda-feira (15), Serra atacou o PT ao citar o mensalão e os problemas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), enfrentados pelo adversário à frente do Ministério da Educação.

UOL Cursos Online

Todos os cursos