Na "terra da transparência", candidato de oposição aos Sarney vence disputa no interior do Maranhão

Do UOL, em Maceió

Numa votação expressiva na "cidade da transparência", o candidato Jairo Madeira (PSDB) foi eleito prefeito de João Lisboa (a 625 km de São Luís).

Com 8.156 votos (59,5% do total válido) ele superou o Dr. Enoque (PP), que teve 4.259 votos (31,1% do total válido).

O candidato Chico Soares (PRP) teve 1.091 votos (7,9% válidos), enquanto Evilasio Nogueira (PV) conseguiu apenas 190 votos (1,4% do total válido).

O UOL visitou João Lisboa dentro do projeto UOL pelo Brasil --série de reportagens multimídia que percorreu municípios em todos os Estados da federação durante a campanha eleitoral.

A eleição na cidade chamou a atenção por conta da decisão do juiz eleitoral da cidade, Márlon Reis, que criou um blog e exigiu que os candidatos divulgassem quem são os financiadores das campanhas.

Na pequena cidade do sul do Maranhão --o Estado mais pobre do Brasil--, Reis foi o primeiro juiz do país a baixar a medida, com base na Lei de Acesso à Informação, determinando que as duas prestações de contas parciais dos candidatos informem os nomes e dados dos doadores.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) adotou o mesmo modelo e, dias depois após a decisão maranhense, publicou, com base no mesmo argumento do acesso à informação, os dados das doações de todos os candidatos a prefeito e vereador do país. Até então, os candidatos e as campanhas só eram obrigados a revelar tais dados após o pleito.

UOL pelo Brasil: Juiz obriga prestação de contas de forma transparente

UOL Cursos Online

Todos os cursos