Em Jericoacoara (CE), padre sensação confirma favoritismo e é eleito

DO UOL, em Maceió

Numa votação expressiva, o Padre Lindomar (PSD) foi eleito neste domingo (7) de forma incontestável na cidade cearense de Jijoca de Jericoacoara (a 290 km de Fortaleza).

Com 5.305 votos, ele chegou a impressionantes 93% do total válido. O segundo colocado, Dachaga (PSOL) teve 394 votos (6,91% do total válido). Os outros dois candidatos --Araújo (PMDB) e Iatã Barros (PSC)-- não tiveram os votos computados por conta de problemas com a Justiça Eleitoral.

Mesmo que venham a ser computados, os votos dos dois candidatos juntos, não serão capazes de chegar próximo à votação do padre.

O UOL visitou Jijoca de Jericoacara dentro do projeto UOL pelo Brasil --série de reportagens multimídia que percorreu municípios em todos os Estados da federação durante a campanha eleitoral.

Agora prefeito eleito, o pároco aproveitou a fama como celebrante de missas "animadas" na principal igreja da cidade. “As missas dele eram sempre lotadas. Ele tocava violão, cantava, uma coisa linda”, conta a dona de casa Cleonice Vasconcelos.

Apesar da orientação da igreja para que os padres não ingressem na política, o padre Lindomar fugiu à regra e disse que pretende mudar a cidade. Ele garantiu que seguirá celebrando missas.

“A primeira coisa que fiz, quando decidi entrar na política, foi dialogar com meu bispo, e entramos em um entendimento onde eu fico celebrando missa na minha casa, com no máximo três, cinco pessoas. Também posso celebrar em algumas dioceses”, disse, durante visita do UOL.

O município de Jericoacoara tem como principal vocação o turismo. No município está um dos parques nacionais mais conhecidos e um dos roteiros turísticos mais visitados do Nordeste por europeus. Por ano, o local recebe cerca de 500 mil turistas, numa área de 8.416 hectares (84 quilômetros quadrados).

UOL pelo Brasil: Cidade tem rodízio de campanhas e padre político

UOL Cursos Online

Todos os cursos