Possível "nível ruim" da campanha em São Paulo faz Russomanno e PRB anunciarem neutralidade

Julianna Granjeia

Do UOL, em São Paulo

O presidente do PRB Marcos Pereira e o ex-deputado federal e ex-candidato da sigla à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno anunciaram na tarde desta quarta-feira (10) em um evento na sede do partido, região central da capital paulista, que não irão apoiar nem PT nem PSDB no segundo turno por acharem "ruim" o nível da campanha dos dois partidos.

O bispo licenciado da Iurd (Igreja Universal do Reino de Deus)  afirmou que embora tivesse vontade de apoiar um dos candidatos no 2º turno --José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT)--, desistiu da intenção de fechar possíveis acordos após conversar com representantes dos dois partidos que ainda estão envolvidos na disputa.

O PTB, partido de Luiz Flávio Borges D'urso, vice de Russomanno, oficializou apoio a Serra.

"Pelas conversas, um vai explorar problemas pessoais do outro e não queremos fazer parte disso", afirmou Pereira, que não quis revelar com quais lideranças conversou nem qual o teor da conversa que manteve com as duas campanhas.

Russomanno afirmou que seu partido está lançando uma campanha de ética na política e disse não estar chateado com o resultado do 1º turno: "Em respeito aos meus eleitores, que optaram por não votar no PT nem no PSDB, nós preferimos a neutralidade e lançar uma campanha pela ética na política. Peço aos eleitores que se houver baixaria mais uma vez, que fiquem neutros também, porque a gente não pode mais aceitar eleições como essa que a gente viu."

Ele também negou que tenha vetado a aliança por estar chateado com os ataques que recebeu durante a reta final da campanha.

"Não tem mágoa, o que eu peço é ética. Tenho consciência de quem eu sou", afirmou Russomanno. "Se eu estivesse atrás de cargo, estaria como deputado. Estamos muito felizes com a nossa votação".

Quando questionado sobre uma possível volta para a TV Record, o político do PRB disse que irá cumprir seus compromissos como jornalista, sem confirmar se estará novamente nas telas.

Sobre a possiblidade de ser candidato ao governo do estado de São Paulo em 2014, Russomanno afirmou que ainda vai discutir isso com o partido. "Temos um grupo formado e vamos mantê-lo".

UOL Cursos Online

Todos os cursos