Um em cada quatro brasileiros vive em cidades que não definiram o prefeito

Do UOL, em São Paulo

Mais de 44 milhões de brasileiros vivem nas 50 cidades que realizarão 2º turno no próximo dia 28. Isso significa que um em cada quatro brasileiros terá de esperar até lá para saber quem será seu prefeito. 

Ao todo, 23 milhões estão no Estado de São Paulo. Entre os municípios paulistas, 25 terão nova votação. No Rio de Janeiro, dez cidades, com um total de 11 milhões de habitantes, irão novamente às urnas.

Entre as cidades com mais de 200 mil eleitores, o PMDB foi o partido que teve o melhor desempenho em relação ao número de habitantes que serão comandados pelos seus prefeitos já eleitos no primeiro turno.


A legenda abocanhou quatro cidades: Aparecida de Goiânia (GO), Bauru (SP), Boa Vista (RR) e Rio de Janeiro (RJ), com um total de 7,4 milhões de habitantes.

Em segundo lugar, entre esse grupo de municípios apareceu o PSB, com 5,006 milhões de habitantes e cinco prefeituras: Belo Horizonte (MG), Limeira (SP), Recife (PE), São José do Rio Preto (SP) e Serra (ES).

O PT veio em terceiro lugar, colado ao PSB (uma diferença de 10.240 habitantes), com 4,996 milhões e oito prefeituras: Anápolis (GO), Canoas (RS), Carapicuíba (SP), Goiânia (GO), Osasco (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José dos Campos (SP) e Uberlândia (MG).

Os tucanos conquistaram seis das 85 cidades com mais de 200 mil eleitores já no primeiro turno. O total de habitantes delas é de 3,2 milhões, segundo o Censo Demográfico 2010.

UOL Cursos Online

Todos os cursos