Sargento preso acusado de integrar facção criminosa é eleito vereador na Paraíba

Do UOL, em João Pessoa

Com 906 votos válidos, o sargento da Polícia Militar da Paraíba Arnóbio Fernandes foi eleito vereador para o município de Bayeux (região metropolitana de João Pessoa). Fernandes está preso desde o mês passado, acusado de integrar uma facção criminosa no Estado. Ele  foi detido durante a operação Esqueleto.

Ele se candidatou pelo PSL e foi o sétimo vereador mais votado da cidade, com 1,06% do total de votos válidos. Pesquisas de boca de urna já apontavam a vitória do candidato.

O sargento conseguiu uma liminar com permissão para sair da cadeia pública onde está preso e votar. No resultado oficial da Justiça Eleitoral, Fernandes aparece como eleito, sem nenhum impedimento na candidatura.

O sargento foi preso junto com outras 42 pessoas. O grupo é acusado de participar de um grupo de extermínio, responsável por cerca de 60% dos homicídios registrados este ano em João Pessoa.

Em agosto de 2010, ele já havia sido preso na operação Águas Limpas, realizada para combater tráfico de armas e grupo extermínio na Paraíba. Conforme as investigações, a função do sargento no grupo era garantir a segurança de um dos chefes da facção criminosa.

Enquanto não for julgado, o sargento não poderá tomar posse. Nesse caso, segundo o TRE-PB, assume a vaga outro candidato. Caso seja inocentado, poderá entrar com recurso para reaver o mandato, ficando a decisão a critério da Justiça Eleitoral.

UOL Cursos Online

Todos os cursos