Prefeito churrasqueiro perde eleição na "cidade mais idosa" do Brasil

Rodrigo Bertolotto

Do UOL, em São Paulo

Pioneiro dos rodízios e proprietário de churrascaria na via Dutra, Adelcio Sestari (PP) não conseguiu reeleger prefeito de Coqueiro Baixo, cidade na Serra Gaúcha conhecida como a cidade com maior percentual de idosos em todo o país (29,4% têm mais de 60 anos) e também como a origem de muitos churrasqueiros pelo Brasil.

O vencedor foi Veríssimo Caumo (PMDB), que foi prefeito por duas vezes e liderou a emancipação do município na última década do século passado. Caumo teve 56,94% dos votos, e Sestari, 43,06%.

A emigração foi forte na região desde a década de 1960, com muitos jovens agricultores trocando a lavoura pelas churrascarias, afinal, um filho da terra, Albino Ongaratto, foi o criador do sistema de rodízio e levou para trabalhar com ele seus conterrâneos, que também foram abrindo churrascarias pelas rodovias e cidades de todo o Brasil.

O resultado a longo prazo foi o envelhecimento da cidade, afinal, os jovens migravam e só os mais velhos ficavam para cuidar das propriedades.

Na Câmara local, permanecem dois ex-churrasqueiros. Luciano Ongaratto (PMDB), parente dos fundadores da rede Fogo de Chão, foi o segundo mais votado, com 102 votos.

Nestor Zambiasi (PSDB), que trabalhou com espetos no interior paulista, foi o último da lista de vereadores eleitos, com 58 votos.

Mais reportagens da série UOL pelo Brasil

UOL Cursos Online

Todos os cursos