Na terra do avô Tancredo, candidato de Aécio Neves (PSDB) é derrotado por petista

Carlos Eduardo Cherem e Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

O senador Aécio Neves (PSDB), fiador da campanha vitoriosa da reeleição de Marcio Lacerda (PSB) em Belo Horizonte, não conseguiu impulsionar a candidatura do peemedebista em São João del Rei (a 180 km da capital mineira), terra natal de sua família e de seu avô Tancredo Neves. Agora, a cidade será administrada pela primeira vez pelo PT.

O tucano, que governou Minas Gerais por duas vezes e elegeu o sucessor, Antonio Anastasia (PSDB), apoiava o atual prefeito e candidato à reeleição Nivaldo Andrade (PMDB), derrotado pelo petista Professor Helvécio (PT), que obteve 56,39% dos votos válidos, contra 39,94% do peemedebista.

Em um vídeo de apoio ao candidato, Aécio Neves afirmou que o peemedebista tinha o apoio do governo do Estado de Minas Gerais.

"Foi uma luta de Davi contra Golias. (A vitória) foi muito simbólica", disse Helvécio Luiz Reis, 52, referindo-se ao arco de apoio do adversário que, além do PMDB, tinha mais onze partidos na coligação, contra sete da aliança em torno do seu nome.

Reis disse ter sido a primeira vez que disputou uma eleição majoritária. O petista afirmou que Nivaldo Andrade, candidato à reeleição, era um opositor ferrenho à família Neves. Reis disse que o apoio inédito de Aécio a Nivaldo pode ter sido um dos fatores que o levaram à vitória.

"Foi uma construção que ficou complicada. Acho que houve um erro de avaliação porque o PSDB e o PMDB racharam na cidade por causa dessa coalizão", disse Reis. "Eram duas forças antagônicas, como óleo e água. Há muito tempo eles se digladiavam", disse o petista. Para ele, o eleitorado não assimilou bem a construção feita entre os tucanos e peemedebistas no município.

"Eu acho que o eleitorado não aceitou isso. Tanto o eleitorado do senador como o eleitorado do atual prefeito não aceitaram essa aproximação", explicou. O petista afirmou que, além disso, procurou o corpo a corpo como estratégia de campanha.

"O que nós fizemos foi andar muito e conversar com as pessoas. Já havia um sentimento de mudança". O prefeito eleito disse que dará prioridade à área da saúde, quando assumir o município em janeiro do ano que vem.

Nivaldo Andrade foi prefeito de São João del Rei por três vezes –entre 1993 e 1996, 2001 e 2004, e o atual mandato, iniciado em 2009. Curiosamente, o peemedebista governou também a cidade vizinha de Tiradentes.

O UOL tentou contato com Nivaldo Andrade, mas não conseguiu localizá-lo A reportagem também procurou o PMDB de São João del Rei e aguarda um retorno.

Socialista derrota tucano com apoio de Aécio

Em Uberaba (475 Km da capital), o candidato apoiado por Aécio, Antonio Lerin (PSB), recebeu 20,89% dos votos e foi ao segundo turno contra Paulo Piau (PMDB), que recebeu 31,71%.

Aécio apoiou o candidato socialista mesmo havendo um concorrente do PSDB, Fahim Sawan, que recebeu 11,28% dos votos.

O PSB compõe a base política do senador em Minas Gerais. Tentou dissuadir o deputado estadual Fahim Sawan (PSDB), que controla o diretório municipal da sigla, a lançar-se candidato, mas o parlamentar manteve seu pleito.

No início dos programa eleitorais, Aécio chegou a ser proibido pela Justiça Eleitoral em Minas Gerais de aparecer no programa do socialista, mas obteve liminar e pediu votos para Lerin, que ainda contou com o apoio do governador Antonio Anastasia (PSDB). A base política de Aécio Neves abriga 29 partidos em Minas Gerais.

O candidato petista em Uberaba, o deputado estadual Adelmo Leão, ficou de fora do segundo turno --ele teve 18,05% dos votos. O petista tinha o apoio do atual prefeito Anderson Adauto, ex-ministro dos Transportes de Lula e réu no mensalão.

Anderson Adauto governou Uberaba nos últimos oito anos e começou a ser julgado semana passada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), junto com o ex-ministro José Dirceu e a cúpula do PT.

Em meados de agosto, Adauto se desfilou do PMDB, após ser derrotado pela cúpula nacional do partido, capitaneada pelo vice presidente da República Michel Temer, que impôs o nome do deputado federal Paulo Piau  como candidato na legenda em Uberaba.

Paulo Piau foi relator do projeto do Código Florestal, que tramitou na Câmara dos Deputados no primeiro semestre deste ano. O parlamentar é ligado a produtores rurais e tem sua base política nesta região do Triângulo Mineiro.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos