"Eleitor não foca mais em padrinho político", diz Richa sobre derrota de Ducci em Curitiba

Janaina Garcia

Do UOL, em Curitiba

Até o domingo de eleição tido como principal cabo eleitoral do candidato à reeleição Luciano Ducci (PSB), o governador Beto Richa (PSDB) mudou o tom nesta segunda-feira (8) e disse que, hoje, “o eleitor foca nada ou quase nada em padrinhos políticos” daqueles que concorrem no pleito. Por outro lado, o tucano admitiu “falha de estratégia” na campanha do aliado, mas não especificou qual.

Richa falou com a imprensa no Palácio Iguaçu, sede do governo, durante uma cerimônia pelos 100 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná. O governador negou que ele ou o PSDB já tenham se decidido por um nome a apoiar ao segundo turno. Saíram vitoriosos ontem nas urnas Ratinho Junior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT), este, ex-aliado do governador desfiliado do PSDB, a pedido, ano passado.

Imagens da corrida eleitoral pela Prefeitura de Curitiba
Veja Álbum de fotos

Indagado sobre a derrota de Ducci, que não passou do primeiro turno por uma diferença de 4.402 votos para Fruet, Richa elencou derrotas do PT em cidades como Recife (PE) e Londrina, no norte do Paraná, para responder que o desempenho de seu ex-vice-prefeito não desgasta ele próprio, virtual candidato à reeleição em 2014. Além da derrota de Ducci, os dois candidatos ao comando da cidade são de partidos aliados ao governo federal.

“Antigamente existia uma facilidade de transferência de voto; hoje, o eleitor é focado nada ou quase nada nos apoiadores ou padrinhos políticos”, disse, para complementar: “É completamente equivocada a hipótese de desgaste [dele próprio]. Eu poderia citar dois casos similares ao nosso e que não desgastaram Dilma: em Londrina, a candidata que era ministra [Márcia Lopes, do PT, ex-ministra do Desenvolvimento Social[ não avançou ao segundo; em Recife, Lula entrou de cabeça na campanha e Humberto Costa, também ex-ministro do PT [da Saúde], não passou ao segundo turno”, citou.

O prefeito de Curitiba foi o único entre os de capitais que não prosperou ao segundo turno eleitoral.

Richa afirmou que conversará nos próximos dias com Ducci, o PSDB e aliados a fim de definir o posicionamento para o segundo turno. “Pode ter havido uma estratégia errada, mas, com a cabeça mais fria, veremos com a coordenação de campanha o que houve. Mas creio que faz sentido também o fato de a cidade ter sido duramente atacada pelos demais candidatos; isso desgasta a candidatura”, declarou, mencionando o argumento usado por Ducci, ontem, em nota, para justificar o resultado da votação.

“Não era o resultado esperado, mas espero que sejam felizes”, concluiu o governador sobre Fruet e Ratinho Junior.

Hoje, os dois candidatos participam de uma maratona de entrevistas em emissoras de TV e devem conversar à tarde com aliados sobre possíveis acordos.

Reinício da campanha

Segundo o TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), com a decretação do resultado ontem, os candidatos podem iniciar a campanha de rua já a partir da próxima quarta-feira (10), e a campanha e no rádio e na TV, de quarta a, no máximo, o próximo sábado (12).

Desta vez, o tempo de 20 minutos nos programas de rádio e TV serão distribuídos igualmente entre os dois adversários. O mesmo vale para os 30 minutos de inserção diária a que têm direito. No segundo turno, o horário eleitoral é transmitido também aos domingos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos