Candidata de Juiz de Fora (MG) que mudou visual para parecer com Dilma diz que espera Lula no 2º turno

Ricardo Miranda

Do UOL, em Juiz de Fora (MG)

Superada na reta final da campanha pelo candidato Bruno Siqueira (PMDB), a candidata do PT à Prefeitura de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão, que no início da campanha mudou o visual para ficar parecida com a presidente Dilma Rousseff, disse que espera pelo ex-presidente Lula para buscar a vitória no segundo turno.

Por conta de o confronto ser com o PMDB, que integra a base aliada, a vinda da própria presidente a Juiz de Fora não chegou a ser cogitada. No primeiro turno, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) gravou mensagem de apoio para o correligionário juiz-forano. O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), também apareceu na propaganda do candidato.

Enquanto a candidata do PT aguarda por Lula, o concorrente do PMDB deve receber ainda esta semana o apoio do senador Aécio Neves (PSDB) e do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB).

A opção de Bruno Siqueira é o caminho natural dos tucanos após o prefeito Custódio Mattos (PSDB) não ter obtido êxito na sua tentativa de reeleição. Já no final da noite de domingo (7), após a totalização dos votos, o prefeito condicionou seu apoio no segundo a uma conversa com os líderes do PSDB mineiro. “Temos que conversar e ouvir a opinião dos meus líderes, que são especificamente o senador Aécio Neves e o governador Anastasia.”

Aécio e Anastasia não devem ter nenhum problema em apoiar Bruno Siqueira, que é afilhado político do ex-presidente Itamar Franco, aliado de primeira hora tanto do senador quanto do governador.

Além disso, a vitória do PMDB em Juiz de Fora pode amenizar a derrota do PSDB em uma das cidades consideradas estratégicas politicamente pelos tucanos para as eleições de 2014.

Em Uberlândia e Contagem, também com relevância política no Estado, o PT venceu na primeira, com Gilmar Machado (PT), e disputa o segundo turno na outra, no embate entre Durval Ângelo (PT) e Carlin Moura (PC do B).

UOL Cursos Online

Todos os cursos