Washington Reis (PMDB) e Alexandre Cardoso (PSB) disputarão o segundo turno em Duque de Caxias (RJ)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Reis (à esq.), que já foi prefeito, e Alexandre Cardoso (à dir.), deputado federal, estão no segundo turno

    Reis (à esq.), que já foi prefeito, e Alexandre Cardoso (à dir.), deputado federal, estão no segundo turno

Os candidatos Washington Reis de Oliveira (PMDB) e Alexandre Aguiar Cardoso (PSB) estão no segundo turno da eleição para prefeito de Duque de Caxias (RJ).  Reis 33,29% dos votos e Cardoso, 33,99%.

Reis foi prefeito de 2005 a 2008, quando teve suas contas rejeitadas do exercício de 2007 e 2008 pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Deputado federal, Cardoso tem o apoio da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O atual prefeito, Zito (PP), tentou a reeleição, mas ficou em terceiro lugar, como já apontava a pesquisa Ibope de setembro. Ele já havia sido prefeito na cidade de 1997 a 2004 e retomou a administração em 2008.

Zito (PP) foi denunciado à Justiça Eleitoral por abuso de poder político por supostamente beneficiar uma candidata a vereador de seu partido, a professora Roberta Oliveira, irmã da secretária de Educação no município, Raquel Barreto.

Na versão do MP (Ministério Público do Estado), que incluiu na denúncia as irmãs e o vice-prefeito de Duque de Caxias, Jorge Amorelli, os acusados "promoveram reuniões de caráter administrativo, em horário de expediente, para coagir servidores contratados a votar e participar ativamente de suas campanhas". Os advogados do prefeito negam o fato, que está em julgamento.

Florinda Lombardi (PSTU), Ivanete da Silva (PSOL), Dica (PSD), Marquinho Pessanha (PTN) e  Samuquinha (PR) também disputavam a prefeitura.

UOL Cursos Online

Todos os cursos