Russomanno chega perto, mas não repete feito de Marta em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

Em sua terceira disputa para um cargo no Executivo, Celso Russomanno (PRB) chegou perto, mas não conseguiu repetir o feito de Marta Suplicy (PT), em 2000.

Desempenhos de Russomanno e Marta

A semelhança entre os dois políticos dá-se pelo fato de que, assim como Marta, o candidato do PRB foi candidato ao governo paulista antes de tentar a prefeitura na cidade.

Entretanto, a petista teve um bom desempenho nas eleições estaduais antes de ir para o segundo turno e eleger-se prefeita de São Paulo.

Russomanno, no entanto, apesar de conseguir o mesmo terceiro lugar de Marta na disputa ao governo, teve um percentual de votos bastante inferior.

Antes de ser candidato ao Palácio dos Bandeirantes, o político do PRB havia tentado a Prefeitura de Santo André, em 2000.

Essa disputa rendeu ao candidato um processo por falsidade ideológica, por supostamente ter mentido sobre morar na cidade e, assim, transferir seu domicílio eleitoral para o município do ABC.

Outros casos

Além de Marta, outro político petista também obteve sucesso na disputa de uma capital após ter sido candidato ao governador. O fato aconteceu com Tarso Genro, nas eleições de 1992.

Mais recentemente, o “efeito novidade” elegeu uma governadora. Apadrinhada por seu marido, Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho ganhou a eleição para o governo do Rio de Janeiro em 2002, em sua primeira disputa para um cargo majoritário.

Mais informações sobre as eleições em São Paulo

UOL Cursos Online

Todos os cursos