Rui Palmeira (PSDB) é eleito no primeiro turno em Maceió

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/PSDB

    Rui Palmeira (de camisa azul), durante caminhada no centro de Maceió

    Rui Palmeira (de camisa azul), durante caminhada no centro de Maceió

O deputado federal Rui Palmeira (PSDB) foi eleito no primeiro turno prefeito de Maceió, numa disputa marcada por batalhas judiciais na candidatura de seu principal adversário, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT).

Lessa chegou a ter o registro de candidatura negado pelo TRE-AL (Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas), por causa de uma multa eleitoral de 2006 que teria sido paga fora do prazo necessário para que ele concorresse nessas eleições. O candidato recorreu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e mantem a candidatura enquanto aguarda a definição do caso na Justiça Eleitoral.

Rui Palmeira contou com o apoio do governador do Estado, Teotônio Vilela Filho (PSDB), e de lideranças nacionais de seu partido, como o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que participou de comício em Maceió. Filho do ex-governador Guilherme Palmeira, e neto do ex-senador Rui Palmeira, sua herança familiar na política também foi ressaltada na campanha do candidato tucano.

Perfil do eleito

Nome: Rui Soares Palmeira
Partido: PSDB
Nascimento: 13/07/1976
Município de nascimento: Maceió (AL)
Ocupação: deputado federal
Vice: Marcelo Palmeira (PP)
Coligação: Nova Maceió (PP/PSL/PTN/PSC/PR/PSDB)

Eleito deputado estadual em 2006, Palmeira se elegeu para a Câmara dos Deputados em 2010 com 118 mil votos, sendo o parlamentar mais votado em Maceió.

Apoiado por lideranças tradicionais no Estado, como os senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor de Mello (PTB), Lessa preferiu levar ao horário eleitoral a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve mais destaque na propaganda política que os outros apoiadores.

Lessa recebeu ainda o apoio do atual prefeito de Maceió, Cícero Almeida, que já após iniciada a campanha se desfiliou do PP para ingressar no recém criado PEN (Partido Ecológico Nacional), e poder assim abraçar a candidatura do ex-governador. O PP, seu antigo partido, formou coligação com o rival Rui Palmeira.

Além de manter a candidatura na Justiça, Lessa foi condenado, em 19 de setembro, pelo Tribunal de Justiça de Alagoas por improbidade administrativa por supostamente ter desviado R$ 50 milhões do Fecoep (Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza). Ainda cabe recurso da decisão.

Também concorreram Jeferson Moraes (DEM), Nadja Baía (PPS), Alexandre Fleming (PSOL) e Rosinha da Adefal (PT do B).

UOL Cursos Online

Todos os cursos