Rodrigo Agostinho (PMDB) é reeleito em Bauru (SP)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Agostinho (PMDB) é reeleito em Bauru (SP); ele impõe uma derrota ao presiente do PSDB em SP

    Agostinho (PMDB) é reeleito em Bauru (SP); ele impõe uma derrota ao presiente do PSDB em SP

Rodrigo Agostinho (PMDB) foi reeleito prefeito de Bauru (329 km de São Paulo) neste domingo (7). Agostinho, que era do PV e migrou para o atual partido, liderou com folga todas as sondagens feitas durante a campanha.

A coligação de Agostinho -- que sempre teve a imagem ligada às questões ambientais-- contou com 13 partidos (PRB, PP, PDT, PT, PTB, PMDB, PSC, PR, PPS, PSDC, PHS, PSB, PRP, PPL e PC do B).

Agostinho impõe uma derrota ao presidente estadual do PSDB, deputado estadual Pedro Tobias, cuja a base eleitoral é Bauru.

Chiara Ranieri Bassetto (DEM), Paulo Sérgio Martins (PSTU) e Clodoaldo Gazzetta (PV) também disputaram a eleição.

No último mês que antecedeu a disputa, o prefeito enfrentou duas greves de motoristas de ônibus.

A Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural), órgão público que gerencia, o transporte público na cidade, chegou a multar o sindicato que representa as concessionárias de ônibus, como forma de pressionar um acordo para o fim da paralisação.

Perfil do eleito

Nome: Rodrigo Agostinho
Partido: PMDB
Nascimento: 12/12/1977
Município de nascimento: Cafelândia (SP)
Ocupação: Deputado
Vice: Estela Almagro (PT)
Coligação: Bauru de Todos (PRB / PP / PDT / PT / PTB / PMDB / PSC / PR / PPS / PSDC / PHS / PSB / PRP / PPL / PC do B)

Durante seu mandato, Agostinho trocou pelo menos 17 vezes seu primeiro escalão, o que causou descontentamento em parte de sua base de apoio na Câmara.

Saúde é a maior preocupação

Pesquisa Ibope feita no final de agosto apontou que a prioriade do próximo prefeito será os investimentos em saúde --61% dos entrevistados consideram o maior problema da cidade. Em segundo lugar há um empate entre a educação e o calçamento de ruas e avenidas, com 8%.

De acordo com o Ibope, 4% dos eleitores entrevistados apontam a segurança pública como terceira na lista de prioridades.

Áreas como transporte coletivo, trânsito, geração de emprego, assistência social, abastecimento de água e rede de esgoto foram apontadas como prioridades para 2% dos entrevistados.

Mais sobre as eleições no país

UOL Cursos Online

Todos os cursos