Renildo Calheiros (PC do B) é reeleito prefeito de Olinda (PE) no 1º turno

Do UOL, em São Paulo

  • José Cruz - 2 mar. 2007/ABr

    Renildo Calheiros (PCdoB), prefeito reeleito de Olinda (PE)

    Renildo Calheiros (PCdoB), prefeito reeleito de Olinda (PE)

O prefeito de Olinda (PE), Renildo Calheiros (PC do B) foi reeleito no primeiro turno. Em segundo lugar, ficou a candidata do PMDB, Izabel Urquiza.

Durante a campanha, o prefeito provocou polêmica ao afirmar que, em Olinda, não havia outros candidatos, já que para ele Isabel e Armando Sérgio (DEM) estariam usando a disputa apenas para “esquentar” seus nomes em busca de êxito em futuras candidaturas à Assembleia Legislativa.

Ele teve quase 18 minutos de tempo de TV, garantidos por uma coligação de 20 partidos. Mas, mesmo assim, Renildo assistiu ao crescimento de Izabel no último mês da campanha, o que quase provocou um segundo turno. Ela passou de 11% das intenções de voto em agosto para mais de 40% no final.

Uma das dificuldades do atual prefeito foi o alto índice de rejeição que ficou em cerca de 50%.  Renildo foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), vereador do Recife e deputado federal em três legislaturas (1991/1994, 2003/2006 e 2007/2008).

Durante a campanha, Izabel acusou Renildo --que tem apoio do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB)-- de "uso da estrutura da prefeitura".

UOL Cursos Online

Todos os cursos