Marcelo Rangel (PPS) e Péricles de Mello (PT) disputam segundo turno para Prefeitura de Ponta Grossa (PR)

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Péricles, que recebeu apoio da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (à esq.), disputa com Rangel

    Péricles, que recebeu apoio da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (à esq.), disputa com Rangel

Os candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa Marcelo Rangel (PPS) e Péricles de Mello (PT) disputarão o segundo turno das eleições municipais no próximo dia 28 de outubro. Um dos dois irá suceder o atual prefeito, Pedro Wosgrau Filho (PSDB), que está em seu terceiro mandato à frente da prefeitura.

Ao longo da corrida eleitoral, ambos disputaram o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, e chegaram a ficar tecnicamente empatados. Nos primeiros meses, Rangel esteve na liderança, mas foi alcançado pelo petista.

Também concorreram ao pleito os candidatos Leandro Santos Dias (PSOL), Marcio Pauliki (PDT) e Krystofer Bannach (PCB).

Engenheiro civil de formação, Péricles, como é conhecido, foi prefeito de Ponta Grossa (2001 - 2004) e deputado estadual. Durante sua campanha recebeu apoio de ministros do governo Dilma, entre os quais Gleisi Hoffmann, da Casa Civil.

Na corrida eleitoral, o petista explorou sua proximidade com o Planalto, mencionando que usaria verbas do governo federal para realizar obras no município.

Perfil do candidato

Nome: Marcelo Rangel
Partido: PPS
Nascimento: 12/09/1970
Município de nascimento: Ponta Grossa (PR)
Ocupação: Deputado
Vice: Dr. Zeca (PSD)
Coligação: Coração Pontagrossense (PP / PPS / PSD / PHS / PSC / DEM / PSB / PSDB / PMN / PSDC)

Rangel é deputado estadual na Assembleia Legislativa de Ponta Grossa e proprietário de uma emissora de rádio no município.

Durante a campanha recebeu o apoio do atual prefeito e do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), que esteve por duas vezes na cidade participando de eventos públicos.

Pontos em comum

Apesar dos diferentes apoios políticos, os candidatos que disputarão o segundo turno assinaram juntos ao menos dois compromissos durante a campanha.

Um deles é a Agenda 20-10, com reivindicações de melhoria em diversos setores da cidade, como educação e saúde. O documento foi elaborado por 42 instituições que formam o Conselho de Entidades de Ponta Grossa.

Perfil do candidato

Nome: Péricles de Mello
Partido: PT
Nascimento: 27/05/1954
Município de nascimento: Ponta Grossa (PR)
Ocupação: Deputado
Vice: João Barbiero (PR)
Coligação: Viva Ponta Grossa! (PRB / PT / PTB / PTN / PR / PTC / PC do B / PT do B)

Outra promessa feita pelos postulantes à prefeitura foi a de reestruturar a TV Educativa de Ponta Grossa. Entre outros pontos, Rangel e Péricles garantem que a grade de programação do canal seja "livre de influência eleitorais".

O município de Ponta Grossa (114 km de Curitiba) está localizado na região dos Campos Gerais.  A cidade tem 311,6 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e 226 mil eleitores, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

UOL Cursos Online

Todos os cursos