Paulo Garcia (PT) é reeleito no 1º turno em Goiânia

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    O prefeito Paulo Garcia foi reeleito em Goiânia

    O prefeito Paulo Garcia foi reeleito em Goiânia

O prefeito de Goiânia (GO), Paulo Garcia (PT), foi reeleito no 1º turno das eleições. Durante a campanha, Garcia contou com o apoio do ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende (PMDB), que tem grande popularidade nas periferias da capital do Estado.

Garcia também teve outro importante cabo eleitoral na disputa: o ex-prefeito Darci Accorsi (PT), que fez campanha na TV e no rádio atacando Jovair Arantes (PTB), que concorreu na eleição pela prefeitura da capital goiana. O petebista foi vice-prefeito de Goiânia por dois anos (1993 e 1994), quando deixou o cargo para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

À época, o prefeito era Darci Accorsi, que acusou o agora adversário de ter abandonado o município. Arantes rebate dizendo que foi ao Congresso defender os interesses de Goiânia.

O candidato do PTB teve como cabo eleitoral o governador Marconi Perillo (PSDB), que no início da campanha convenceu o deputado Fábio Sousa (PSDB) a retirar sua pré-candidatura para fortalecer o petebista como o ?único candidato da oposição na capital?.

A presença do governador durante a campanha, porém, foi tímida. É que a capacidade de Perillo de arrebanhar votos foi bastante reduzida pelos recentes escândalos em que o tucano se viu envolvido. Suas relações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso durante os trabalhos da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, arranharam a imagem do político.

Prova disso é que na última semana de campanha, ao invés de ocupar-se com a agenda de seu candidato, o governador preferiu manter-se longe de Goiânia. Nos dias 2 e 3 de outubro, Perillo visitou cidades do interior, como Quirinópolis e Goiatuba, a 178 e 293 quilômetros da capital, respectivamente. 

Perfil do eleito

Nome: Paulo de Siqueira Garcia
Partido: PT
Nascimento: 13/05/1959
Município de nascimento: Goiânia (GO)
Ocupação: Prefeito
Vice: Agenor Mariano da Silva Neto (PMDB)
Coligação: Goiânia Cidade Sustentável (PRB / PDT / PT / PMDB / PTN / PR / PSDC / PRTB / PSB)

Outros dois "cabos eleitorais" que costumavam ser disputados pelos candidatos nas eleições da cidade também desapareceram neste ano: Demóstenes Torres e Delúbio Soares.

O primeiro é ex-senador e ex-membro do Democratas, cargo e posição perdidos na esteira da Operação Monte Carlo, que flagrou o político em conversas telefônicas comprometedoras com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. O segundo é ex-tesoureiro do PT e uma das peças centrais no escândalo do mensalão, cujos envolvidos estão sendo julgados no STF (Supremo Tribunal Federal).

UOL Cursos Online

Todos os cursos