Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) é eleito prefeito de Santos (SP)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Paulo Alexandre Barbosa (à esq.) em evento de campanha com o governador tucano Geraldo Alckmin

    Paulo Alexandre Barbosa (à esq.) em evento de campanha com o governador tucano Geraldo Alckmin

O deputado estadual licenciado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), venceu as eleições no primeiro turno e é o novo prefeito de Santos (72 km de São Paulo).

Na segunda colocação ficou a candidata do PT, Telma de Souza, também deputada estadual e advogada. Uma das fundadoras do PT nacional e de Santos e amiga de Lula e José Dirceu, Telma perde a disputa pela prefeitura pela quarta vez.

O candidato do PSDB assumiu o cargo de assessor especial da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer aos 22 anos e em 2002 foi nomeado diretor de projetos especiais da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação). Em 2004, se tornou secretário-adjunto da Educação, onde permaneu até 2006.

Foi eleito deputado estadual no mesmo ano e reeleito em 2010. Licenciou-se no início de 2011 para assumir, a convite do governador Geraldo Alckmin (PSDB), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. Quatro meses depois, foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, cargo que ocupou até junho de 2012, quando se afastou para concorrer à eleição para a Prefeitura de Santos.

O governador esteve em Santos durante para apoiar Barbosa durante sua campanha e anunciou investimentos na região.

Entre as propostas do tucano estão agilizar a revitalização de armazéns do porto e construção de um terminal de passageiros, melhorar o salário dos professores, construir um POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), ampliar o Via Rápida Emprego, programa do Governo do Estado, da ciddade, implantar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e construir e ampliar unidades de saúde.

Perfil do eleito

Nome: Paulo Alexandre Barbosa
Partido: PSDB
Nascimento: 09/01/1979
Município de nascimento: Santos (SP)
Ocupação: Advogado
Vice: Eustazio (PTB)
Coligação: Santos Para Todos (PRB / PTB / PSC / PR / PPS / DEM / PHS / PTC / PRP / PSDB)

Também concorreram à Prefeitura de Santos Sérgio Aquino (PMDB), Beto Mansur (PP), Professor Fabião (PSB), Eneida Koury (PSOL), Jama (PRTB), Luiz Xavier (PSTU) e Nelson Rodrigues (PSL).

Denúncias

Ministério Público Eleitoral em Santos chegou a pedir a cassação do registro da candidatura de Telma e a inelegibilidade da candidata em agosto após reportagem do UOL que mostrava o uso de um carro oficial da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), por parte da parlamentar, durante um evento de campanha com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo.

O promotor eleitoral Carlos Alberto Carmello Junior, autor da representação,alegou que a legislação proíbe que ocupantes de cargos públicos façam uso da máquina pública em atividades alheias ao interesse público. A ação ainda não chegou ao fim.

Questionada sobre o uso do veículo, na ocasião, a parlamentar sugeriu que seria “uma hipocrisia” fazer o deslocamento entre a Alesp, próxima ao hotel –na rua Sena Madureira --, em carro particular.

O mesmo promotor investigação pela Polícia Federal de suposta captação ilícita de votos por parte do candidato do PSDB. Carmello Junior recebeu denúncias de telegramas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia com a assinatura de Barbosa antes e durante o período do pleito, quando já havia se desligado da pasta.

As mensagens parabenizam aqueles que as receberam pela seleção no Programa Via Rápida Emprego, que oferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional de desempregados e beneficiários de programa de transferência de renda.

Na carta consta que a pessoa terá “direito à bolsa mensal de R$ 210,00 e auxílio transporte de R$ 120,00, durante sua participação no curso”.

Na ocasião, a assessoria do candidato informou que o fato ocorreu quando ele já não estava mais no cargo. A secretaria afirmou que a inclusão do nome do ex-secretário ocorreu em função de uma falha operacional da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), responsável pelo processamento de dados e envio de telegramas.

“A Prodesp assume integralmente e exclusivamente a responsabilidade pelo equívoco cometido e desde já declara que tomará todas as providências necessárias e cabíveis junto aos órgãos competentes”, diz nota da companhia sobre o caso, que ainda está em julgamento.

UOL Cursos Online

Todos os cursos