"Meu plano é cumprir os quatro anos", diz Marcio Lacerda (PSB) após reeleição

Guilherme Balza

Do UOL, em Belo Horizonte

O prefeito reeleito Marcio Lacerda (PSB) afirmou na noite deste domingo, na primeira entrevista após a vitória sobre Patrus Ananias (PT), que pretende cumprir os quatro anos do mandato na prefeitura da capital mineira.

“Há muito o que fazer em Belo Horizonte. Eu quero ficar os quatro anos”, disse. Questionado se prometeria aos seus eleitores se permaneceria no cargo até o final do mandato, Lacerda respondeu: “É o meu plano.”

Afiliado político do senador Aécio Neves (PSDB), que o convenceu a ingressar no PSB em 2007 e a disputar a prefeitura de Belo Horizonte no ano seguinte, Lacerda é cotado para ser o candidato do senador ao governo de Minas Gerais na disputa de 2014, caso o tucano Antonio Anastasia não queira tentar a reeleição.

Em outras oportunidades em que foi perguntado se cumprir todo o mandato, Lacerda respondeu de maneiras diferentes. Durante Sabatina Folha/UOL, em agosto, Lacerda foi evasivo ao ser questionado se pretende disputar a eleição para o governo de Minas Gerais em 2014. Ele afirmou que o tema “não lhe atrai”, mas não descartou disputar o cargo.

Questionado se assinaria um termo se comprometendo a não deixar a prefeitura para disputar o governo do Estado, Lacerda disse que não costuma fazer planos. “Isso não está em debate (...) A gente, quando é jovem, tem muitas certezas. Eu aprendia na vida a nunca dizer 'desta água não beberei'", declarou.

Na reta final da campanha, o socialista foi mais enfático e prometeu que governaria durante os quatro anos.

Festa anti-PT

Lacerda chegou ao comitê de campanha, onde militantes o aguardavam para comemorar a vitória, pouco antes das 21h deste domingo, acompanhado do senador Aécio Neves (PSDB) e do governo tucano Antonio Anastasia.

Durante a comemoração, os militantes que estavam no comitê –em sua maioria do PSB-- puxaram gritos e músicas com críticas e xingamentos ao PT, antigo aliado dos socialistas na capital mineira.

Quem é Marcio Lacerda

Lacerda tem 66 anos. Entrou na vida pública em 2003, quando aceitou o convite para ser secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional do governo Lula, na gestão de Ciro Gomes.

Em 2007, assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, durante o governo Neves.

Mais informações sobre as eleições em Belo Horizonte.

UOL Cursos Online

Todos os cursos