Em vitória de Aécio sobre Dilma, Marcio Lacerda (PSB) é reeleito no 1º turno em Belo Horizonte

Do UOL, em São Paulo

  • Carlos Rhienck/Hoje em Dia/AE

    Com apoio de Aécio Neves, Marcio Lacerda (PSB) é reeleito e impõe derrota à presidente Dilma Roussef

    Com apoio de Aécio Neves, Marcio Lacerda (PSB) é reeleito e impõe derrota à presidente Dilma Roussef

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), foi reeleito neste domingo (7) após polarizar a disputa com o petista Patrus Ananias.

A eleição do socialista representa uma vitória do senador tucanos Aécio Neves (PSDB-MG) contra a presidente Dilma Rousseff.

A forte nacionalização da eleição na capital mineira foi provocada pelo rompimento da aliança entre PT-PSB, também ocorrido em Fortaleza e Recife. A diferença neste caso, é que ela contava com a presença do PSDB.

Em 2008, Lacerda foi eleito com o apoio dos três partidos. A aliança seria repetida nesta eleição, mas acabou sendo barrada depois que o PT foi excluído da coligação proporcional na chapa de vereadores. A exclusão foi um pedido de Aécio.

Sem a aliança, o PT lançou Patrus, uma aposta pessoal de Dilma. Com isso, o pleito foi visto como uma antecipação da eleição presidencial de 2014, quando a petista e o tucano podem se enfrentar.

Com essa disputa de pano de fundo, o debate em torno de propostas para a cidade ficou em segundo plano.

Bate-boca

Durante um ato de campanha de Lacerda, Aécio afirmou que Dilma "faz maldade com Minas Gerais" ao comentar o veto da presidente ao aumento dos royalties da mineração.

Perfil do eleito

Nome: Marcio Lacerda
Partido: PSB
Nascimento: 22/1/1946
Município de nascimento: Leopoldina (MG)
Ocupação: Prefeito
Vice: Délio Malheiros (PV)
Coligação: BH Segue em Frente (PSDB/PP/PPS/PSB/PRB/PT do B/PSL/PR/PSD/ PTC/PRP/PTN/DEM/PMN/PTB/PV/PS)

Dilma chegou a responder as críticas feitas pelo tucano, que disse que ela seria uma "estrangeira" na política mineira. "Nasci aqui [Belo Horizonte] no hospital São Lucas. Saí daqui para lutar contra a ditadura, e não para ir à praia”, disse a presidente em um comício de Patrus.

Aécio respondeu dias depois com ironia: "Eu tenho uma curiosidade muito grande de saber onde é que a mineira Dilma Rousseff vai votar no próximo domingo". Dilma vota em Porto Alegre.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participou ativamente da campanha em Belo Horizonte. Lacerda chegou a ironizar a participação de Lula na campanha de Patrus dizendo que chegou a temer que o ex-presidente fosse o candidato do PT na cidade.

A discussão também acirrou os ânimos entre Lula e Aécio. O ex-presidente afirmou que a aliança PSB-PSDB quer destruir o PT, enquanto o tucano respondeu dizendo que o PT “usa recursos públicos como se fossem seus”.

Troca de acusações

Durante a campanha, os dois candidatos trocaram acusações. Patrus disse que Lacerda e seus aliados são inimigos das políticas públicas dos governos Lula e Dilma. Lacerda atacou a gestão Patrus na Prefeitura de Belo Horizonte (1993-1996) e afirmou que o adversário deixou um rombo de mais de R$ 200 milhões, chegando a dizer que, se houvesse lei de Responsabilidade Fiscal, o petista seria “penalizado fortemente”.

Também concorreram à prefeitura  Maria da Consolação (PSOL), Vanessa Portugal (PSTU), Alfredo Flister (PHS), Pepê (PCO) e Tadeu Martins (PPL).

Cumprirá o mandato?

Durante Sabatina Folha/UOL, em agosto, Lacerda foi evasivo ao ser questionado se pretende disputar a eleição para o governo de Minas Gerais em 2014. Ele afirmou que o tema “não lhe atrai”, mas não descartou disputar o cargo.

Questionado se assinaria um termo se comprometendo a não deixar a prefeitura para disputar o governo do Estado, Lacerda disse que não costuma fazer planos. “Isso não está em debate (...) A gente, quando é jovem, tem muitas certezas. Eu aprendia na vida a nunca dizer 'desta água não beberei'", declarou.

Quem é Marcio Lacerda

Lacerda tem 66 anos. Entrou na vida pública em 2003, quando aceitou o convite para ser secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional do governo Lula, na gestão de Ciro Gomes.

Em 2007, assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, durante o governo Neves.

Mais informações sobre as eleições em Belo Horizonte.

UOL Cursos Online

Todos os cursos