Pedro Bigardi (PC do B) e Luiz Fernando Machado (PSDB) disputam segundo turno em Jundiaí (SP)

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Luiz Fernando Machado (à esq.) enfrenta Pedro Bigardi no 2º turno, que tenta pôr fim a hegemonia tucana

    Luiz Fernando Machado (à esq.) enfrenta Pedro Bigardi no 2º turno, que tenta pôr fim a hegemonia tucana

Os candidatos Pedro Bigardi (PC do B) e Luiz Fernando Machado (PSDB) vão disputar o segundo turno em Jundiaí (58 km de São Paulo).

Além da administração municipal, está em jogo a quebra ou a continuidade da hegemonia recente dos tucanos na cidade. Desde 1993, um peessedebista é o responsável pela gestão municipal

Reflexo da disputa nacional entre PT e PSDB, a campanha municipal envolveu grandes nomes da política estadual e nacional.

Machado teve o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante a campanha.

A artilharia de Bigardi foi mais extensa. Da campanha, participaram cinco ministros do governo Dilma Rousseff, entre eles Aldo Rebelo (Esporte), Aloízio Mercadante (Educação) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência). O ex-presidente Lula gravou mensagens de apoio ao candidato.

O atual prefeito, Miguel Haddad (PSDB), desistiu de tentar a reeleição. Ele está completando seu terceiro mandato, não consecutivo, à frente da prefeitura de Jundiaí.

Perfil do candidato

Nome: Pedro Antonio Bigardi
Partido: PC do B
Nascimento: 28/12/1959
Município de nascimento: Jundiaí (SP)
Ocupação: Engenheiro
Vice: Durval Orlato (PT)
Coligação: Jundiaí Para Todos (PT / PSL / PPL / PSD / PC do B)

Perfis

O candidato do PSDB, atualmente deputado federal, iniciou sua carreia política em 2003, quando assumiu o Conselho Municipal de Juventude após convite do atual prefeito Miguel Haddad (PSDB). Em 2004, em sua primeira eleição, foi o oitavo vereador mais votado de Jundiaí. Em 2006, se tornou presidente da Câmara, o mais jovem na história da cidade.

Já Bigardi, atualmente é deputado estadual. Concorreu pela primeira vez à Prefeitura de Jundiaí em 1996 pelo PT. Seu vice, Durval Orlato, foi deputado federal e vereador por três vezes.

Além de Machado e Bigardi, disputaram a Prefeitura de Jundiaí os candidatos, Claudio Miranda (PMDB), Ibis Cruz (PTN) e Vanderlei Victorino (PSOL).

A cidade das reeleições

Ao depender do histórico da cidade, quem se eleger nesta eleição tem tudo para ser reeleito daqui a quatro anos. Ou após isso.

Perfil do candidato

Nome: Luiz Fernando Arantes Machado
Partido: PSDB
Nascimento: 08/10/1977
Município de nascimento: Patos de Minas (MG)
Ocupação: Deputado
Vice: Parimoschi (PSDB)
Coligação: Para Avançar E Fazer O Futuro (PRB / PP / PDT / PTB / PSC / PR / PPS / DEM / PSDC / PRTB / PHS / PMN / PTC / PV / PRP / PSDB / PT do B)

Na galeria de prefeitos de Jundiaí, por diversas vezes os ocupantes do cargos voltaram ao Executivo, mesmo muito antes da mudança constitucional que permitiu a reeleição.

Já no começo do século 20, dois prefeitos voltaram a ocupar a cadeira mais importante do município após o término de seus mandatos. A história repetiu-se nos anos 1950.

Mais recentemente, outros casos merecem destaque: Pedro Fávaro (1964-1969; 1977-1983), Walmor Barbosa (1969 e 1973, e reassumiu após 16 anos), André Benassi (1983-1988; 1993-1996) e Miguel Haddad (1997-2000, 2001-2004 e 2008-2012).

UOL Cursos Online

Todos os cursos