Campanha de Ducci vai à Justiça contra "abuso de poder econômico" da TV de Ratinho

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

A campanha de reeleição do prefeito Luciano Ducci (PSB) informou em nota à imprensa que foi à Justiça Eleitoral neste domingo (7) contra a Rede Massa de Televisão e o adversário Ratinho Jr. (PSC).

Os advogados do prefeito argumentam que a emissora pratica "abuso do poder econômico" ao dar tratamento privilegiado ao candidato Ratinho Jr., que é um dos proprietários da empresa. "A Rede Massa está transmitindo boletins jornalísticos no dia da eleição unicamente com notícias sobre o candidato Ratinho Jr., em detrimento dos demais.”

A Rede Massa, retransmissora do SBT no Paraná, pertence ao apresentador Ratinho, pai do candidato do PSC – a família também é dona de uma rádio FM em Curitiba.

A campanha de Ducci também reclama que a Rede Massa “usa a programação do dia de eleição como artifício para divulgar resultados de pesquisas eleitorais apontando vantagem de Ratinho Jr.”

Sondagens feitas por Datafolha e Ibope, divulgadas neste sábado, mostram que o candidato do PSC lidera as intenções de voto à prefeitura de Curitiba, e deverá disputar o segundo turno. A legislação eleitoral não veda a divulgação de pesquisas no dia da votação.

Outro lado

“É uma mentira deslavada, até uma falta de fidalguia. Acompanhei há poucos minutos o boletim da Rede Massa, e os candidatos foram tratados igualmente. Só pode ser tentativa desesperada de criar factoide político. Talvez queiram tirar a emissora do ar”, afirmou Guilherme Gonçalves, advogado da campanha de Ratinho Jr., ao UOL, por volta das 12h30.

“A coligação do prefeito impetrou uma série de representações contra a Rede Massa, e só uma foi acatada – quando um apresentador usou o termo 'cuecas de seda' (cunhado por Ratinho para se referir ao grupo de Ducci). A emissora, antes das eleições, firmou um pacto de imparcialidade, cancelando debates e entrevistas com candidatos”, disse  Iggor Rocha, advogado da Rede Massa.

“Mas (a Rede Massa) não pode esconder pesquisas porque elas mostram que um de seus acionistas lidera a corrida pela prefeitura de Curitiba. A Justiça Eleitoral já reconheceu que a divulgação desses dados é lícita”, argumentou. No início da tarde, ele iria protocolar a resposta da emissora no TRE/PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

UOL Cursos Online

Todos os cursos