Após vitória de Lacerda em Belo Horizonte, militantes do PSB gritam "Aécio presidente"

Guilherme Balza

Do UOL, em Belo Horizonte

Alguns minutos após confirmação da vitória de Marcio Lacerda (PSB) na eleição de Belo Horizonte, o senador tucano Aécio Neves, ao lado do prefeito reeleito, foi recebido no comitê de campanha do candidato socialista com gritos entusiasmados de militantes do PSB dizendo que gostariam de vê-lo presidente do Brasil em 2014.

“Um, dois, três, quatro, cinco mil, queremos Aécio presidente do Brasil”, entoou a militância do PSB após incentivos do governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), e de Délio Malheiros (PV), vice na chapa vitoriosa.

“Agora nós teremos muito trabalho. Em 2014, temos outra função: [eleger] Aécio, presidente do Brasil”, disse o governador.

Aécio, Lacerda e Anastasia discursaram para a claque de um caminhão de som. Se o governador e Délio Malheiros se entusiasmaram, Aécio não tratou da disputa de 2014 e foi diplomático: “Quero externar meus respeitos aos nossos adversários, em especial a Patrus Ananias.”

Posteriormente, em uma breve entrevista coletiva, Aécio disse que os ataques mútuos entre ele e Dilma Rousseff na reta final de campanha são naturais em uma disputa eleitoral 

“Tenho um respeito pessoal muito grande com a presidente, e naturalmente há momentos da campanha que você critica e responde. Minas Gerais e Belo Horizonte vão ter um tratamento republicano do governo federal.

Lacerda

O prefeito eleito seguiu Aécio, seu padrinho político, e também não citou 2014 em seu discurso pós-vitória. Lacerda leu um texto pronto agradecendo os militantes que se envolveram na campanha e afirmou que recebeu uma ligação de Patrus o saudando pela vitória. “Recebi um telefonema há pouco do nosso adversário, que nos cumprimentou pelo nosso resultado, desejou sucesso e disse que irá fazer uma oposição leal e construtiva.”

E disse que pretende trabalhar em parceria com o governo federal. “Vamos continuar atuando em parceria com o governo federal, com o governo do Estado e todos os municípios da região metropolitana.”

Já na entrevista coletiva, Lacerda prevê que as relações dele com o governo federal não vão se estremecer após o rompimento entre PSB e PT. "A nossa aliança tem 19 partidos, dos quais 16 são da base da presidente Dilma. Então não há nenhuma mudança da relação nossa com o governo federal”, afirmou Lacerda.

O prefeito disse também que pretende manter diálogo com os petistas. “O PT não é um partido monolítico, tem várias tendências”, disse Lacerda. “Diferenças ideológicas entre nós e o PT não são tão grandes assim. Existem socialdemocratas no PSB, no PT e no PSDB.”

Questionado se apoiaria Aécio contra Dilma em 2014, Lacerda ficou em cima do muro. "Eu fico com Belo Horizonte em 2012. Como disse o senador Aécio, o mineiro não costuma colocar o carro na frente dos bois, e não sou eu que vou inaugurar essa prática aqui."

Festa anti-PT

Se o tratamento de Lacerda e Aécio aos adversários foi amistoso, o mesmo não se pode dizer da militância do PSB presente no comitê do prefeito reeleito.

Em vários momentos os presentes puxaram gritos contra o PT. "Um, dois, três, quatro, cinco mil, queremos que o PT vá para a p... que pariu."

A música "Vou Festejar", de Jorge Aragão, foi repetida a exaustão na festa, em referência ao rompimento de PT e PSB. "Você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão (...) vou festejar o teu sofrer, o teu chorar.", diz a letra. 

Quem é Marcio Lacerda

Lacerda tem 66 anos. Entrou na vida pública em 2003, quando aceitou o convite para ser secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional do governo Lula, na gestão de Ciro Gomes.

Em 2007, assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, durante o governo Neves.

Mais informações sobre as eleições em Belo Horizonte.

UOL Cursos Online

Todos os cursos