Rachados, PT e PSB devem ir ao segundo turno em eleição acirrada em Fortaleza

Aliny Gama

Do UOL, em Fortaleza

Com PT e PSB divididos no palanque após uma união de oito anos, Fortaleza promete ter uma das eleições mais acirradas do Nordeste, numa disputa que vai medir forças da prefeita Luizianne Lins (PT) contra o governador Cid Gomes (PSB). Os dois são as principais lideranças políticas hoje do Ceará.

A prefeita aposta todas as fichas em Elmano de Freitas (PT). Já o PSB não abriu mão da disputa, rompeu com os petistas e lançou o candidato Roberto Claudio (PSB). A disputa entre os dois é intensa, e a eleição na capital cearense só deve ser decidida no segundo turno.

As pesquisas divulgadas neste sábado (6) apontam para um empate técnico na liderança para os dois ex-aliados. Segundo o Datafolha, Freitas tem 23% e Roberto Claudio, 22%. Na reta final, os dois candidatos cresceram e ultrapassaram Moroni Torgan (DEM), que liderava as intenções de voto até o início de setembro, mas agora aparece com apenas 17% dos votos.

Pesquisa Ibope mostra Elmano de Freitas com 26%, seguido por Roberto Claudio com 22% e Moroni Torgan com 17%.

PT x PSB

O rompimento de PT e PSB já era ensaiado pelos dois partidos em Fortaleza desde o início do ano, quando governador e prefeita começaram a travar uma disputa política nos bastidores.

No dia 21 de junho, após vários episódios de atritos entre Luizianne Lins e Cid Gomes, os socialistas anunciaram pré-candidato próprio e confirmaram o rompimento da união de quase oito anos.

Dois dias depois, a prefeita partiu para o ataque e fez duras críticas à segurança pública do Estado, durante evento municipal, classificando-a como “desastrosa.” Começava ali uma série de críticas entre os dois lados, que deram o tom da campanha eleitoral.

Com o rompimento, o grupo político que governa a capital e o Estado usaram suas lideranças nacionais para conseguir votos. O presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, pelo lado de Roberto Claudio; e a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a favor de Elmano de Freitas, gravaram vídeos de apoio aos seus candidatos.

Líderes viram alvos

Com os dois candidatos governistas à frente nas pesquisas, os apadrinhados viraram alvo fácil dos demais concorrentes. Os opositores acusam PSB e PT de romperem com interesse em terem mais força eleitoral na votação deste domingo e tirarem um concorrente do segundo turno.

No debate da última quinta-feira, por exemplo, Heitor Férrer (PDT), Moroni Torgan e Renato Roseno (PSOL) se uniram para criticar o racha. "Eles estão com a caneta nas mãos e nada fizeram de significante para mudar Fortaleza”, disse Torgan.

O candidato do PSOL afirmou que Elamo de Freitas e Roberto Claudio estão num "mesmo projeto”, e tanto Luiziane Lins e Cid Gomes não estão “preocupados com Fortaleza, mas, sim, com a ocupação da administração municipal.” "Isso tudo é um jogo de interesse e quem perde é a cidade, que fica com caciques se reversando no poder”, atacou Roseno.

Agenda

Os três principais candidatos a prefeito de Fortaleza votam na manhã deste domingo. O primeiro a votar é Roberto Claudio, que vai em caravana com aliados políticos e familiares para o local de votação. Ele marcou chegada às 9h, no Colégio Batista, localizado no bairro de Aldeota.

Segundo a assessoria de imprensa da campanha, após votar, o candidato sairá em conjunto para acompanhar o voto do vice, o empresário Gaudêncio Lucena (PMDB), aliados políticos e familiares.

Uma hora depois, às 10h, é a vez de Elmano de Freitas votar na Assembleia Legislativa. Após o voto, ele sairá com o vice, o médico Antônio Mourão (PR), que deve votar às 11h, no Instituto de Educação do Ceará. Segundo a assessoria de imprensa, ele seguirá o domingo fazendo visitas a diversos colégios eleitorais.

O candidato Moroni Torgan deverá votar entre 12h e 12h30, na Escola Municipal Álvaro Costa, no bairro Servilluz.

Mais informações sobre as eleições em Fortaleza.

UOL Cursos Online

Todos os cursos