Ligações telefônicas vinculam Fruet a mensalão, dizem eleitores curitibanos

Rafael Moro Martins

Do UOL, em Curitiba

Eleitores curitibanos disseram ter  recebido ligações telefônicas que vinculam o candidato a prefeito Gustavo Fruet (PDT) ao mensalão petista. Segundo os relatos, que se multiplicaram em redes sociais como Facebook e Twitter neste sábado (6), uma gravação afirma ao eleitor que “se votar em Fruet, estará trazendo a Curitiba os mensaleiros condenados pelo Supremo Tribunal Federal”. Nenhuma candidatura assumiu a autoria da ligação.

“Recebi um telefonema metendo o pau no Fruet e no PT, claro que sem se identificar”, afirma Carlos Soares, designer gráfico e morador da capital paranaense. A reportagem telefonou para o número informado por Soares, mas uma gravação informou que ele não pode receber chamadas.

Em comunicado à imprensa, a campanha de Fruet atribui a mensagem a “adversários desesperados pela possibilidade de ficar fora da disputa do segundo turno”, uma referência velada à candidatura do prefeito Luciano Ducci (PSB), segundo colocado nas pesquisas – o pedetista ocupa a terceira posição.

Procurada, a assessoria de Ducci disse “desconhecer a ação de marketing”.

“Ainda não tivemos acesso à gravação. Assim que tivermos, vamos à Justiça. A essa altura, o que é possível é conseguir uma liminar inibitória para que parem com as ligações. Para isso, é preciso conseguir a prova”, disse ao UOL o advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, da campanha de Fruet, por volta das 12h.

Até o ano passado filiado ao PSDB, Fruet trocou a legenda pelo PDT para disputar a prefeitura de Curitiba, e ganhou o apoio do PT. Com isso, passou a ser alvo de críticas da coligação de Ducci, que se aproveita da histórica rejeição ao petismo na capital paranaense.

Como deputado federal tucano, Fruet foi sub-relator da CPI dos Correios, que ajudou a desvendar o escândalo do mensalão petista.

Horário eleitoral extraordinário

Por decisão da Justiça Eleitoral, Fruet terá direito a horário eleitoral gratuito extraordinário neste sábado. Os comerciais serão veiculados apenas em emissoras de rádio entre 7h e 9h e 12h e 14h. Na sentença, a corte do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) devolveu, por unanimidade, um minuto do programa de rádio que havia sido dado como direito de resposta a Luciano Ducci.

Saiba mais sobre as eleições em Curitiba

UOL Cursos Online

Todos os cursos