Amigo e ex-ministro de Lula, presidente do PSB mineiro não se envolve em campanha de Lacerda

Carlos Eduardo Cherem e Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

O presidente do Diretório Estadual do PSB de Minas Gerais, Walfrido Mares Guia, ex-ministro e amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi o grande ausente da campanha do correligionário Marcio Lacerda, candidato à reeleição na capital mineira.

Mares Guia, que foi ministro do Turismo e das Relações Institucionais de Lula, não aceitou a negativa de Lacerda em fazer uma composição entre PSB e PT na eleição proporcional (para vereadores) --estopim do rompimento das siglas em Belo Horizonte, que culminou com o lançamento da candidatura de Patrus Ananias-- e decidiu não participar dos atos de campanha do candidato socialista.

Além de se ausentar na campanha, Mares Guia foi o anfitrião de Lula na única participação do ex-presidente na campanha eleitoral em Belo Horizonte. Em 30 de agosto, véspera do comício de Lula na capital mineira, o ex-presidente, Patrus Ananias e outras lideranças petistas, entre elas o presidente da sigla, Rui Falcão, participaram de um jantar a convite do próprio ex-ministro.

Na época, o socialista afirmou que o encontro não serviria para tratar das eleições. “O jantar foi um encontro familiar, sem discussão sobre a ‘questão específica’ da eleição na capital mineira”, afirmou Patrus.

Em 10 de agosto, durante uma rara aparição na campanha da Lacerda, Mares Guia desabafou, em entrevista coletiva, sobre o fim da aliança entre PSB e PT. “Eu podia estar mais entusiasmado, se todo mundo que eu quisesse estivesse na campanha. Mas isso não significa que tenha algum constrangimento”, afirmou o presidente do PSB mineiro.

“Trabalhei até o último momento para manter as duas balanças que o elegeram (Marcio Lacerda). Na última hora, não foi possível. Temos de continuar o caminho”, disse.

Além de Mares Guia, lamentaram o rompimento com o PT a chamada velha guarda do PSB mineiro. O grupo, composto por 20 líderes partidários, anunciou, em carta, apoio à candidatura de Patrus.

Hélio Costa

O ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB), teve participação discreta na campanha de Patrus. Ele se limitou a ir em dois comícios realizados na capita mineira, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto, e da presidente Dilma Rousseff, na quarta-feira (3).

Questionado pelo UOL sobre sua participação, Costa limitou-se a dizer que seu “apoio a Patrus e aos companheiros dele é incondicional.”

Costa apoiou a candidatura do deputado estadual Sávio Souza Cruz dentro do PMDB. Com a vitória do deputado federal Leonardo Quintão, presidente da sigla na capital mineira, na convenção do partido, Cruz retirou sua pré-candidatura antes das prévias municipais.

Após rompimento de PSB e PT, e convencido pelo vice-presidente Michel Temer, a pedido de Dilma Roussef, Quintão retirou sua candidatura para apoiar Patrus.

O candidato petista à capital mineira foi vice de Costa na chapa para governador, em 2010. A disputa foi vencida pelo neófito Antonio Anastasia (PSDB), apadrinhado por Aécio Neves.

Questionado pelo UOL sobre sua ausência, Costa limitou-se a dizer que seu “apoio a Patrus e aos companheiros dele é incondicional.”

Também não participou da campanha eleitoral deste ano o deputado federal e ex-governador de Minas Newton Cardoso (PMDB).

Mais informações sobre as eleições em Belo Horizonte.

UOL Cursos Online

Todos os cursos